Conselho Económico Diocesano; Festa de aniversário; Entrevista sobre a Pastoral Juvenil; Candidatos ao Diaconado; Imaculada Conceição; Confraria de Santa Eulália; Diáconos Permanentes; Jubileu da Misericórdia de Viseu; Eucaristia em Destriz.

No passado dia 6 de Dezembro, reuniram os elementos do Conselho Económico Diocesano. Presidindo o Bispo da Diocese, a reunião foi orientada pelo Ecónomo – Pe. Abel Rodrigues, sendo apresentados os diversos orçamentos das Instituições diocesanas e trocando-se impressões sobre alguns assuntos que, na dimensão da economia da Diocese, estão na ordem do dia.

No final do dia 6 de Dezembro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia no Seminário das Missões, agradecendo a Deus a vida de Osvaldo Melo, no dia em que perfazia 80 anos. Presentes a Esposa, o Filho e restantes familiares, com muitos amigos. Concelebraram, também, o Pe. Francisco Medeiros, Superior das Missões, Frei Pedro e Pe. Manuel Alberto. Seguiu-se uma refeição familiar num dos restaurantes da proximidade.

No início da tarde do dia 7 de Dezembro, uma doutoranda em Pastoral Juvenil, do Porto, entrevistou D. Ilídio Leandro, sendo ocasião para uma reflexão retrospectiva e programática do que se tem feito neste setor, tão importante, da pastoral da Igreja.

Ainda na tarde desse dia, D. Ilídio reuniu com os três jovens seminaristas que estão a completar o seu estágio pastoral, com vista à ordenação sacerdotal. A reunião, em clima de grande proximidade, serviu para o André, o Paulo Domingues e o Paulo Vicente reafirmarem a sua vontade de responderem ao chamamento do Senhor Jesus para servirem a Sua Igreja, com sacerdotes. De acordo com a sua vontade e de acordo com o parecer do Seminário, apresentam-se para esta missão e serão ordenados Diáconos, brevemente.

Como é tradicional, D. Ilídio celebrou a Solenidade da Imaculada Conceição na Catedral, no passado dia 8 de Dezembro. É solenidade do tempo do Advento e ajuda os cristãos a prepararem-se, com a ajuda de Maria, para o acolhimento de Jesus.

Depois da morte, rápida e inesperada, do Presidente da Confraria de Santa Eulália, em Repeses, houve uma proposta de novos elementos para preencherem a Confraria e, assim, gerirem aquela grande obra de solidariedade. Na manhã do dia 9 de Dezembro, apresentaram-se ao Bispo, falando das suas melhores intenções para a Obra que orientam.

Os Diáconos Permanentes da nossa Diocese e suas esposas estiveram em reflexão, preparando o Natal, no Sábado, dia 10 de Dezembro, nas instalações do Seminário Maior. Este dia de reflexão e oração foi orientado pelo Reitor do Seminário e responsável pelo acompanhamento dos Diáconos Permanentes. D. Ilídio esteve presente no segundo tempo da manhã e almoçou com todos.

A Santa Casa da Misericórdia de Viseu terminou as celebrações dos seus 500 anos de existência com uma sessão solene, no Salão Nobre das suas instalações, junto ao Rossio. Convidado para este momento das comemorações, D. Ilídio esteve presente e dirigiu algumas palavras às muitas pessoas e representantes de instituições presentes.

No 3º Domingo de Advento, dia 11 de Dezembro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia dominical em Destriz, no concelho de Oliveira de Frades. A razão fundamental foi a de aproveitar a proximidade da ordenação diaconal do Paulo Domingues, natural desta paróquia, realçando junto da comunidade cristã a importância da resposta positiva à vocação sacerdotal. Foi a primeira vez que D. Ilídio esteve ali, como Bispo e anunciou a todos a boa notícia da próxima ordenação diaconal do Paulo Domingues, a celebrar junto da comunidade. O Bispo agradeceu ao Pároco – Pe. Gabriel da Paz Ulumdo – e à Comunidade, a forma tão amiga como foi ali recebido.

G.I.