Equipa inclui comissões de acompanhamento dos media e de Liturgia.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, vai ser o coordenador geral da visita do Papa Francisco a Fátima, por indicação da Conferência Episcopal Portuguesa.
O responsável disse hoje aos jornalistas, em conferência de imprensa, que o Papa virá “como peregrino, para rezar com os peregrinos” de Fátima, privilegiando, “por vontade expressa” de Francisco a dimensão espiritual.
“O Papa vem para rezar, para rezar em Fátima”, insistiu.
O padre Carlos Cabecinhas assinalou que os preparativos, em conjunto com o Estado português, estão a decorrer “em bom ritmo”.
O reitor de Fátima tinha sido o diretor nacional das celebrações pontifícias durante a visita de Bento XVI a Portugal, em maio de 2010.
O padre Carlos Cabecinhas adiantou que o “programa detalhado” da visita do Papa, nos dias 12 e 13 de maio, por ocasião do Centenário das Aparições, só será divulgado cerca de “dois meses” antes da viagem, “em data ainda a anunciar”, tendo referido, no entanto, que Francisco não irá a Lisboa.
“O Papa virá diretamente para Fátima, portanto, a visita não começará em Lisboa”, referiu.
A escolha do aeroporto de Monte Real, acrescentou o sacerdote, tem a ver com “o foco desta visita”, dado que Francisco se apresenta “como peregrino que vem para rezar com os portugueses em Fátima”.
Segundo este responsável, o Santuário de Fátima tem a expectativa de receber “muitos peregrinos” para a viagem pontifícia, admitindo que a afluência de peregrinos seja “muito significativa” e “maior” do que em 2010.
O recinto vai ser equipado com ecrãs gigantes em várias localizações, nos espaços anexos ao Santuário.
O padre Carlos Cabecinhas lamentou, por outro lado, a “especulação” à volta dos alojamentos, embora entenda que essa não é uma prática “geral”.
A peregrinação aniversária internacional vai seguir o horário habitual destas grandes celebrações, que decorrem de maio a outubro.
Para preparar esta visita, a Conferência Episcopal Portuguesa designou também o padre Vitor Coutinho, vice-reitor da instituição, como coordenador da Comissão de Acompanhamento dos Media para a visita do Papa Francisco.
Já o padre Joaquim Ganhão, da Diocese de Santarém, é o coordenador da Comissão de Liturgia.
O sacerdote, atual diretor do Museu Diocesano de Santarém e do Secretariado de Liturgia desta diocese, é representante da Conferência Episcopal Portuguesa no Conselho Pastoral do Santuário de Fátima.
PG.I./Ecclesia:R/OC