«Fé não é para ser utilizada em jogos geopolíticos regionais ou internacionais», frisou representante da Santa Sé em Genebra.

O observador permanente da Santa Sé para as Nações Unidas e outras organizações internacionais com sede em Genebra, Suíça, sublinhou a importância das religiões redobrarem esforços e parcerias pela paz no mundo.

Numa declaração feita esta quarta-feira durante uma sessão sobre Diálogo Inter-religioso da ONU, e enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. Ivan Jurkovic frisou que “os falhanços registados ao nível internacional, na resolução pacifica dos conflitos e no desarmamento, dão testemunho da necessidade de novos esforços” neste campo, “entre todos os crentes”.

O arcebispo esloveno salientou ainda que “o diálogo inter-religioso pode contribuir muito para moldar a consciência humana” e por conseguinte, o contexto atual de violência e guerra que toca muitas nações, pois as religiões são detentoras de “um património moral largamente partilhado e que expressa uma mensagem ética universal”.

No entanto, para que isso aconteça, a “harmonia entre religiões não se pode limitar à mera coexistência pacífica”.

“O verdadeiro significado de uma relação implica o enriquecimento mútuo. A paz entre as nações tem de ser vista no seu sentido positivo e dinâmico, tem de apontar para uma melhoria contínua e proativa da situação da família humana”, frisou o representante do Vaticano.

“Em termos práticos”, apontou D. Ivan Jurkovic, o diálogo inter-religioso deve contribuir para um empenho conjunto em áreas como “os direitos humanos, as migrações, as alterações climáticas e proteção do meio ambiente, a prevenção de conflitos e a regulação dos mercados”, entre “outras grandes preocupações do nosso tempo”.

Na sua intervenção, o responsável católico sublinhou ainda outra prioridade do diálogo inter-religioso, a de impedir que a fé “seja utilizada como instrumento” em “jogos geopolíticos regionais ou internacionais”.

Que as religiões possam assumir-se definitivamente como “mediadoras da paz”, concluiu o observador permanente da Santa Sé em Genebra.

G.I./Ecclesia:JCP