Escritora assina prefácio de «A Senhora de Maio».

A escritora Lídia Jorge considera que o livro ‘A Senhora de Maio – Todas as perguntas sobre Fátima’, lançado esta quarta-feira em Lisboa, “vai marcar o centenário das aparições da Cova da Iria”.

A obra, da autoria de António Marujo e Rui Paulo da Cruz, foi apresentada no Teatro São Luiz onde Lídia Jorge disse à Agência ECCLESIA que o livro é “muito importante”, porque “recolhe 23 depoimentos de pessoas abalizadas, mas com visões muito diferentes” sobre o assunto.

“Um livro aberto que coloca todas as perguntas sobre a questão de Fátima”, sem esquecer as cerca de 100 páginas de anexos “com documentos referentes a Fátima”, frisou a escritora, que assina o prefácio.

Para além desta caracterização, Lídia Jorge sublinha que ‘A Senhora de Maio – Todas as perguntas sobre Fátima’ é um “livro provocatório” e que “leva à reflexão sobre um assunto que não é entre a verdade e a mentira”.

A obra “não fala da verdade e da mentira”, mas deixa “um espaço para que os crentes leiam este livro com sentido crítico”, salientou.

Na apresentação, que contou para além dos autores, com o testemunho de Fernando Rosas e Alfredo Teixeira, a escritora algarvia realça que o livro “não se dirige aos fanáticos, àqueles que, de um lado ou do outro, já tem opinião apaixonada sobre o assunto”.

A obra dirige-se “à inteligência e ao debate que falta em Portugal sobre esta questão”.

Quando se comemora o Centenário das Aparições da Cova da Iria, o “fenómeno de Fátima chega a ser confundido com aquilo que é ser português”, sobretudo “para os estrangeiros”.

“Muitas vezes, os estrangeiros olham para nós como um povo que vai a Fátima”, afirmou Lídia Jorge.

Como Fátima tem “muita influência” na vida pessoal das pessoas, passados 100 anos é fundamental “ir à fonte e perceber o que aconteceu e depois tentar perceber em que se transformou”.

A obra ‘A Senhora de Maio – Todas as perguntas sobre Fátima’ ajuda o leitor “a não ficar numa leitura meramente popular e de referência perante os ídolos”.

Para além dos vários testemunhos recolhidos pelos autores, a obra inclui também “anexos entre outros textos, a transcrição dos interrogatórios aos videntes, as diversas mensagens papais sobre Fátima ou a documentação relacionada com a revelação do Terceiro Segredo”, refere Lídia Jorge.

Da autoria de António Marujo e Rui Paulo da Cruz, a obra «A Senhora de Maio – Todas as perguntas sobre Fátima» foi apresentada esta quarta-feira, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa.

A partir de vários depoimentos recolhidos neste livro, procura-se “despertar uma visão o mais completa e abrangente possível sobre um fenómeno controverso e complexo”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O livro contém “mais de 20 entrevistas, incluindo testemunhos de contemporâneos dos acontecimentos de 1917, muitos documentos e interpretações diversas”.

G.I./Ecclesia:LFS

CategoryFátima, Igreja