D. António Marto participou num encontro de hoteleiros da região, que preveem um aumento de turistas e peregrinos em 2017.

O bispo de Leiria-Fátima apelou à “honestidade” nos preços praticados nos alojamentos da região, durante a visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, por ocasião do Centenário das Aparições.

Numa mensagem deixada a responsáveis hoteleiros, congregados esta quinta-feira num encontro anual, D. António Marto sublinhou a importância de “um bom acolhimento”, o que também implica “peso e medida” nos preços praticados.

“Senão, damos uma má imagem de nós mesmos”, frisou o bispo de Leiria-Fátima.

Durante a iniciativa, que contou também com a participação de vários autarcas e agentes económicos, foram revelados os dados mais recentes em termos da afluência de pessoas ao Santuário de Fátima, que aumentaram em 2016 e que deverão ainda ser mais volumosos em 2017.

“As estatísticas fazem prever um ano jubilar do centenário das aparições cheio de peregrinos”, salienta um comunicado publicado pelo gabinete de comunicação do Santuário.

Os números revelam que mais de 5,3 milhões de pessoas, na sua maioria portugueses, passaram em 2016 pela Cova da Iria e apontam para um “crescimento notório” na afluência de pessoas, comparando “janeiro de 2016 e 2017”.

Relativamente a 2015, o número de peregrinos aumentou, tal como o número de peregrinações.

O Santuário de Fátima assinala ainda um acrescimento de interesse pela visita a espaços como a Casa dos Pastorinhos e aos vários pontos museológicos que estão disponíveis para as pessoas ficarem a conhecer um pouco mais a história daquele local de culto.

Um dos espaços que tem sido mais visitado é a exposição temporária sobre o Centenário, localizada no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Os dados neste caso apontam para cerca de um milhão de visitantes em 2016, nos diferentes locais abertos ao público, o que revela “claramente um gosto pela cultura e pela história do Santuário e dos seus protagonistas”, pode ler-se.

Este acréscimo de interesse faz-se sentir também no âmbito “dos investigadores e dos jornalistas” que ao longo de 2016 estiveram presentes no Santuário mariano.

Com a vinda já confirmada do Papa Francisco a Fátima, espera-se um aumento significativo da afluência de turistas, peregrinos e outros visitantes àquele local.

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, destacou a vinda do Papa Francisco a Fátima como algo muito importante para Portugal e para a Igreja Católica no país, recordando que os Papas têm tido com a Cova da Iria uma relação “muito particular”.

Aquele responsável pediu aos responsáveis hoteleiros “responsabilidade” no acolhimento aos peregrinos, ainda mais nesta perspetiva de um aumento da afluência, frisando que a prioridade deve estar em oferecer aos visitantes “uma experiência intensa e feliz”.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryFátima, Igreja