No dia 4 de Fevereiro, nas instalações do Centro Paroquial de Mangualde, realizou-se o Encontro Arciprestal dos Coros Litúrgicos do Arciprestado da Beira Alta.

Apesar do tempo invernio, estiveram presentes muitas pessoas, vindas de diversas paróquias: Mangualde, Chãs de Tavares, Ínsua, Sezures, Fornos de Maceira Dão, Várzea de Tavares, Fornos de Algodres, Quintela de Azurara, Mesquitela, Cunha Baixa, Canas de Senhorim, Santar, Lobelhe do Mato e Moimenta de Maceira Dão. Alguns párocos estiveram presentes. Às 14h, no Auditório, iniciou-o Encontro com a apresentação das comunidades paroquiais presentes e da Equipa Arciprestal da Pastoral Litúrgica: Pe. Jorge Seixas, Helena Ferreira, Bruno Correia, José Luís, Fernanda Cunha, Adelaide, Lúcia Tomé e Avelino.

De seguida, o Pe. Jorge Seixas fez uma reflexão sobre o canto litúrgico, expressão de fé. Depois deste momento mais teórico, os coros, os salmistas e os organistas tiveram formação técnica e litúrgica, orientados pela Helena Ferreira (Coros), José Luís (Organistas) e Albano Chaves (Salmistas). Depois de um ensaio e da entrega de alguns cânticos para serem cantados nas comunidades paroquiais, este Encontro terminou com a celebração da Eucaristia, às 18h, para toda comunidade paroquial, presidida pelo Arcipreste, Pe. Nuno Miguel Azevedo. Concelebraram alguns párocos: Pe. Jorge Seixas e Pe. João Leão. Ficou o desejo de se repetir este encontro de formação aos coros do nosso arciprestado.

No âmbito litúrgico, também os Acólitos terão um momento especial, no próximo dia 18, Solenidade de S. Teotónio, Padroeiro da Diocese. Às 09:30, deverão concentrar-se no Seminário Maior de Viseu, Largo de Santa Cristina, para depois seguirem para a Catedral, onde haverá solene celebração da Eucaristia, às 11:00 horas, presidida por D. Ilídio. Os Acólitos deverão ser portadores da sua alva.

G.I./J.B.:SDPL