O Dia dos Consagrados, que se assinalou no passado dia 2 de fevereiro, em toda a Igreja Católica Apostólica Romana, foi vivido pela Diocese de Viseu com a realização de uma celebração eucarística na Catedral, às 18h30.

Os cerca de 100 consagrados presentes na cerimónia juntaram-se nos claustros da Sé, antes da eucaristia e foram acolhidos pelo Bispo da Diocese, D. Ilídio Leandro, para um momento espiritual em que foram acesas velas que só se apagaram após a procissão em direção ao altar. “Caminhemos para a Casa do Senhor com Cristo”, anunciou o Bispo antes de dar início ao curto trajeto que foi realizado ao som do refrão ‘A luz de Cristo ilumina a Terra inteira’.

No decurso da homilia, Ilídio Leandro dirigiu palavras de ânimo aos consagrados, pelo trabalho que realizam na Diocese. O Bispo aludiu à “consagração do batismo” e “do crisma” para afirmar que, por esses meios, “somos chamados à santidade”. Ao mesmo tempo, confirmou que “o consagrado vive uma comunhão permanente junto da resposta a alguém que chama numa vida própria”, numa “vida nova que tem por referência Jesus Cristo e que é feita pela mediação do Espírito Santo e é vivida na Igreja”.

D. Ilídio Leandro lembrou a relação da vida dos consagrados com a prática das bem-aventuranças e a importância de “viver com o Evangelho no coração”. Neste aspeto atendeu a Maria, mãe de Jesus, enaltecendo o seu “modelo de consagrada” e “sentido pleno da nossa fundação” como cristãos. Por fim, solicitou orações pelos consagrados esperando que eles sejam a “garantia da presença permanente de Jesus nas nossas vidas”.

O Dia dos Consagrados teve uma extensão na noite de 3 de fevereiro com a realização de um jantar-convívio.

São considerados consagrados na Igreja as pessoas que fizeram votos de pobreza, obediência e castidade como consagração da sua vida a Deus. A maioria deles vive em comunidades religiosas. O Dia do Consagrado foi instituído Papa São João Paulo II, em 1997, em cada dia 2 de fevereiro.

G.I./J.B.:PBA