Arciprestado de Besteiros; Centro Social de Cabanas; Igreja Madre Rita; Crismas em Junqueira; Conferência Episcopal.

Na manhã do dia 20 de Abril, reuniram os elementos do arciprestado de Besteiros (Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela), desta vez em Santa Comba Dão. Estiveram os párocos destas Comunidades cristãs com os 2 diáconos deste Arciprestado. D. Ilídio Leandro também esteve presente, tanto na Oração de Laudes, com que se iniciou a reunião, como no cumprimento da restante Agenda da reunião. Como é costume em Santa Comba Dão, a Oração de Laudes foi rezada com a participação do Povo de Deus que junta algumas dezenas de leigos da Comunidade. A reunião decorreu normalmente, refletindo-se os diversos pontos da agenda, previamente enviada a todos.

Na tarde de 21 de Abril, esteve, na Casa Episcopal, o Presidente do Centro Social de Cabanas de Viriato – Dr. Luís Fidalgo – apresentando ao Bispo a situação atual deste Centro. Falou da recente visita do Senhor Presidente da República e de outros assuntos relativos ao Centro Social e à Casa de Aristides Sousa Mendes. Convidou D. Ilídio para uma próxima visita àquelas duas Instituições.

Por convite do Reitor da Igreja Rita Amada de Jesus, D. Ilídio esteve ali, no passado Domingo, dia 23 de Abril. Foram inaugurados os painéis que cobrem os dois topos do grande espaço da futura Igreja. Seguiu-se um almoço com várias dezenas de pessoas. Estas e outras iniciativas acontecem frequentemente, servindo a causa das Comissões de Obras e de Culto daquele espaço pastoral – a angariação de fundos para a continuação das muitas obras a realizar.

D. Ilídio esteve em Junqueira, na tarde do 2º Domingo da Páscoa, dia 23 de Abril, para presidir à Eucaristia e crismar 43 cristãos daquela Comunidade. Concelebraram, para além do Pároco – Pe. José Carlos dos Santos Bento – 3 dos 5 Padres naturais daquela Paróquia: Pe. Carlos Casal, Pe. Joaquim Bastos e Pe. Sérgio Pinho. Na Igreja, completamente cheia totalmente renovada por grandes obras ainda em curso, aconteceu uma bela celebração, muito bem participada. D. Ilídio deu os Parabéns à Paróquia e ao seu Pároco pela forma como prepararam esta celebração e como vivem a sua fé.

Por motivo de reunião da Conferência Episcopal – a decorrer entre hoje e quinta-feira – D. Ilídio estará ausente, em Fátima, nestes dias mais próximos.

G.I.