Laicado e Família; Assembleia da CEP; Escola Profissional de Carvalhais; Cursilho de Cristandade; Superior Geral dos Combonianos; Secretariado Permanente do CPD; Celebração Comboniana; Bênção dos Finalistas.

Na terça-feira, dia 25 de Abril, às 21,15 horas, D. Ilídio participou na reunião dos elementos da Comissão Episcopal Laicado e Família, na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima. Fez-se a avaliação das atividades tidas nos últimos dias e a programação das próximas. Os jovens – pela proximidade do Sínodo dos Bispos de 2018 que os vai ter por tema – foram o principal tema abordado.

Desde a tarde de segunda-feira ao almoço de quinta, dia 27 de Abril, estiveram reunidos os Bispos da Conferência Episcopal Portuguesa, na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima. Para além de muitos outros assuntos, foram feitas as eleições para os diversos órgãos da CEP e aprovaram-se 2 Notas Pastorais: uma sobre a canonização de Francisco e Jacinta Marto e outra sobre a defesa da nossa Casa Comum, sobre os incêndios. O tema da próxima visita do Papa Francisco (12 e 13 de Maio) esteve, naturalmente, na ordem do dia.

Na manhã de sexta-feira, dia 28 de Abril, D. Ilídio recebeu dois elementos da direção da Escola Profissional de Carvalhais que vieram apresentar alguns pontos importantes sobre a vida daquela Instituição paroquial. Numa conversa muito interessante, analisaram-se assuntos importantes sobre o funcionamento desta Escola e o seu papel na região.

Ainda na tarde desta sexta-feira, dia 28 de Abril, D Ilídio recebeu os elementos que vão realizar o Cursilho de Cristandade de Senhoras, a começar no final deste mesmo dia. É Diretor Espiritual o Pe. Jorge Luís, Assistente Diocesano deste Movimento. O encerramento aconteceu no Centro Pastoral Diocesano no início da noite de ontem, dia 1º de Maio.

D.Ilídio recebeu o Superior Geral dos Combonianos, na manhã de sábado, 29 de Abril. O Superior Geral – Pe. Tesfaye Tadesse – vinha acompanhado pelo Provincial em Portugal – Pe. José da Silva Vieira – e pelo Superior em Viseu – Pe. Francisco Alberto Almeida de Medeiros. O Superior Geral veio apresentar-se e agradecer à Diocese o acolhimento que tem feito aos Combonianos, desde a sua fundação, em Viseu. Vem à celebração dos 70 anos deste Instituto, em Portugal e em Viseu.

No início da tarde de sábado, 29 de Abril, na Casa Episcopal, D. Ilídio e o Vigário-Geral da Diocese reuniram com os elementos do Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano (CPD). O motivo desta reunião foi a preparação do próximo encontro deste órgão de corresponsabilidade que terá lugar a 17 de Junho p. f.. Foi preparada a agenda que vai ser enviada a todos os elementos para ser refletida com os sacerdotes e leigos da Assembleia de cada Arciprestado.

Na Igreja do Seminário das Missões dos Padres Combonianos, completamente cheia, celebraram-se os 70 anos da presença do Instituto dos Combonianos, em Portugal e em Viseu, com Eucaristia, na manhã do domingo, 30 de Abril. Esta Casa foi a 1ª no nosso País e, neste momento, é Casa de formação de Colaboradores Missionários e Lar para Sacerdotes e Irmãos, idosos, do Instituto. Na celebração festiva presidida por D. Ilídio, concelebraram o Superior Geral, da Etiópia, o Superior Provincial de Portugal, o Superior da Casa de Viseu e vários outros Sacerdotes, vindos das diversas Casas de Combonianos em Portugal. Seguiu-se um almoço de festa nas instalações da Casa mais antiga deste Instituto Missionário, em Portugal.

No Adro da Catedral, na tarde de domingo, 30 de Abril, D. Ilídio presidiu a uma Celebração da Palavra, na qual benzeu as Pastas dos Finalistas das Escolas de Ensino Superior de Viseu. Participaram nesta celebração o Cón. António Jorge – Assistente da Pastoral do Ensino Superior de Viseu (PESV) – e os Padres Geraldo e António Henrique, respetivamente Capelães do Instituto Politécnico e do Centro de Viseu da Universidade Católica. Orientou a celebração a Presidente da PESV – Irmã Manóli Delgado. O Adro da Catedral estava completamente cheio e os muitos Finalistas sentiram-se acompanhados pelos Familiares e Colegas. O Bispo deseja um futuro feliz a todos os Finalistas que, brevemente, estarão no mundo do trabalho.

G.I.