«Impelidos pelo Espírito para a missão» é o tema, proposto pelo Papa Francisco, para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Que vocações? O Papa, na sua mensagem, começa por dizer que “gostaria de me deter na dimensão missionária da vocação cristã”. Apresenta este tema depois de fazer referência aos tratados nos anos anteriores: “o convite a «sair de si mesmo» para pôr-se à escuta da voz do Senhor e a importância da comunidade eclesial como lugar privilegiado onde nasce, alimenta e se exprime a chamada de Deus”. Desenvolvendo este propósito no contexto referido, afirma que “todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho”. Fundamenta esta tese no que havia dito na Exortação Evangelii Gaudium, 21: «a alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária».

Daqui, a afirmação imediata do Papa Francisco nesta Mensagem: “o compromisso missionário não é algo que vem acrescentar-se à vida cristã como se fosse um ornamento, mas, pelo contrário, situa-se no âmago da própria fé: a relação com o Senhor implica ser enviados ao mundo como profetas da Sua Palavra e testemunhas do Seu Amor”. Nesta sequência de apelo à missão, o Papa diz mais adiante: “em virtude do Batismo, cada cristão é um «cristóforo» ou seja, «um que leva Cristo» aos irmãos”. Isto vale de forma particular – diz o Papa – “para as pessoas que são chamadas a uma vida de especial consagração e também para os sacerdotes, que generosamente responderam «eis-me aqui, envia-me» ”.

O Papa continua a refletir a dinâmica vocacional e convida todos os cristãos a viverem a missão de Cristo, que “vem colocar-Se ao nosso lado no caminho”, referindo a experiência de Emaús. Porque o Espírito Santo é o “fundamento da missão”, pede que tenhamos oração assídua e contemplativa, criando “amizade íntima com o Senhor, para implorar do Alto novas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada”.

Francisco acrescenta que “o povo de Deus precisa de ser guiado por pastores que gastam a sua vida ao serviço do Evangelho. Por isso, peço às comunidades paroquiais, às associações e aos numerosos grupos de oração presentes na Igreja: sem ceder à tentação do desânimo, continuai a pedir ao Senhor que mande operários para a Sua messe e nos dê sacerdotes enamorados do Evangelho, capazes de se aproximar dos irmãos, tornando-se assim sinal vivo do amor misericordioso de Deus”.

Na nossa oração intensa e confiante pelas vocações, peçamos que as Crianças e os Jovens aprendam a abrir o coração ao amor de Jesus e ao testemunho dos que sentem alegria na resposta ao chamamento de Deus. Que os Sacerdotes, Religiosas e Religiosos sejam testemunhos vivos e felizes do Sim a Deus no serviço dos irmãos. Que os Pais e Casais em geral transmitam, com a vida, a vocação ao amor, na Fé e na aceitação da vontade de Deus – caminho, verdade e vida.

Termino com uma palavra de estímulo e de amizade aos nossos Seminaristas, em Viseu e em Braga. Uma palavra amiga e de muita comunhão aos Responsáveis da Pastoral das Vocações, nas paróquias e nos arciprestados da Diocese. Uma palavra de comunhão e de união ao Reitor e Responsáveis dos Seminários, em Viseu e em Braga. Rezemos, todos, ao Senhor da Messe: dai, ao Mundo e à Igreja, muitos e santos Sacerdotes, Religiosos, Missionários e Famílias cristãs. Todos juntos, sejamos felizes e empenhados construtores do Reino de Deus!

Bispo Ilídio