“Estamos a celebrar o 1º centenário de um Facto que se tornou, logo desde o início, um Grande Acontecimento.”

Assim iniciou D. Ilídio a homilia que pronunciou na Eucaristia desta noite, às 20:30 horas, que encheu a Sé de devotos da Senhora do Rosário de Fátima, convocados para celebrar o Centenário das Aparições.

Em lugar de destaque estavam Entidades autárquicas, militares e paramilitares, além de Irmandades e Movimentos de Apostolado, mobilizados pelo Movimento da Mensagem de Fátima.

Junto ao altar da Catedral, estava o andor com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que percorreu, no final da Eucaristia, algumas ruas da cidade de Viseu, em procissão de velas.

Da Catedral, desceu pela Rua Nunes de Carvalho, até ao Rossio, passando em frente aos Paços do Concelho. Atravessou, depois a Rua Alexandre Herculano, passando em frente à PSP e descendo até ao Largo de Santa Cristina. Subiu a Rua D. Francisco Alexandre Lobo, virando para a Rua do Comércio, até à Praça D. Duarte e, daí, de novo até ao Adro da Sé, onde D. Ilídio despediu os fiéis, depois de saudar as Entidades que quiseram associar-se a esta manifestação pública de devoção mariana, assinalando o Centenário das Aparições.

O andor foi transportado, sucessivamente, por Escuteiros, Irmandades, Bombeiros, Polícias de Segurança Pública, Militares e Estudantes do Ensino Superior.

A Procissão abria com a cruz processional e os estandartes dos diferentes núcleos do Movimento da Mensagem de Fátima, cujo Director Nacional e Assistente diocesano estiveram presentes entre o clero que concelebrou com D. Ilídio a Eucaristia.

G.I.