No passado dia 18 de maio, a Cáritas Diocesana de Viseu, a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) e a Editorial Cáritas uniram esforços na organização da apresentação pública de 3 obras publicadas recentemente pela Editorial Cáritas.

A sessão decorreu no auditório da ESEV e contou com a presença de docentes, alunos e agentes sociais da diocese.

Na sequência do esforço que tem sido feito no sentido de promover trabalhos académicos realizados em mestrados da área social, foi assinado um protocolo entre as três instituições, que prevê a atribuição de um prémio e a publicação da melhor tese de mestrado da ESEV no decorrer do próximo ano.

Na sessão de abertura, estiveram presentes o Diretor da Escola, João Paulo Balula, o Responsável pela Pastoral Social e Familiar da diocese e Assistente Eclesiástico da Cáritas Diocesana de Viseu, Cónego Miguel de Abreu, o Presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, Carlos Monteiro Marques e o Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.

O Cónego Miguel de Abreu referiu durante esta sessão a importância de D. José Pedro da Silva, figura escolhida para dar nome ao Prémio que vai ser atribuído ao melhor trabalho de mestrado, destacando o seu trajeto de vida difícil e a sua dedicação às áreas da cultura e do saber, tendo sido “um dos responsáveis pela implantação do Centro Regional da Universidade Católica em Viseu e um dos grandes impulsionadores da Cáritas da diocese”.

O primeiro livro – João Paulo II: O Compromisso Pela Paz – foi apresentado pelo Pe. José Cardoso de Almeida, que destacou a importância da obra na actualidade e que deixou no ar a questão de qual seria o caminho hoje indicado por João Paulo II para a questão dos Refugiados, deixando como pista a necessidade de reconhecimento da dignidade do outro, que é igual a mim.

A segunda obra – A Institucionalização No Feminino: Que Repercussões na Reintegração – foi apresentada por Maria João Amante, docente na ESEV, que focou a sua apresentação nos direitos da criança e na necessidade do reconhecimento de tais direitos durante todo o processo de institucionalização de crianças e jovens.

E, por fim, o autor da terceira obra, Pe. Antonino de Sousa, apresentou o seu livro – O Cuidar Como Relação de Ajuda – que se foca na importância do Cuidar, enquanto característica intrínseca de todo o ser humano, reforçando a necessidade de um cuidar com amor, “um cuidar com amor, que é Cáritas”, acrescentou o Presidente da Cáritas Diocesana de Viseu.

G.I./J.B.

CategoryBispo