“Há muitas filosofias, teorias, estilos de vida, políticas e modos de viver que negam a existência do Céu”, afirmou D. Ilídio, na homilia que dirigiu aos jovens presentes. “Mas há uma Promessa, e há um estilo e forma de viver para quem acredita – pertencer a uma Família; viver como filho e como irmão…”

As paróquias que constituíam o antigo arciprestado de Tondela juntaram-se hoje, às 18:00 horas, para acolher D. Ilídio Leandro em Sabugosa, que ali se deslocou para crismar sete dezenas de jovens, na Igreja paroquia, agora renovada.

Para a maioria dos crismados, este foi o culminar do seu percurso normal da catequese nas respectivas paróquias.

E D. Ilídio explicou-lhes que “crismar-se é realizar a opção mais séria e comprometida com este Projecto e com este Jesus que no-lo apresentou: é dizer que nos unimos à Associação – Igreja – que Jesus criou para realizar este Projecto. Realizar o Céu – o Reino de Deus – aqui: amor, justiça, paz, verdade, solidariedade, fraternidade…”

A celebração do Solenidade da Ascensão do Senhor recorda-nos que “Jesus parte para a Casa do Pai, para nos preparar um lugar”, para que “nós vamos para onde Ele está”.

Desafiou os jovens a participarem no inquérito que está aberto na internet para os jovens expressarem a sua opinião sobre os temas que irão ser tratados no próximo Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A celebração foi animada por um Coral alargado, constituído pelos Coros de Sabugosa e S. Miguel do Outeiro.

A Igreja não comportou muitos dos participantes, que seguiram a celebração na escadaria de entrada e no adro.

G.I.