Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Entre as 518 igrejas que já estão inventariadas, há na Diocese de Viseu 21 dedicadas sob invocação de São João Batista.

De acordo com Fátima Eusébio, coordenadora dos Bens Culturais da Diocese de Viseu (DBCDV), há nesse universo 86 existências dedicadas ao Santo, nomeadamente esculturas e pinturas, com predominância para as primeiras. Apesar deste número, a responsável alertou que poderão existir mais igrejas dedicadas a São João Batista assim como o número de esculturas e de pinturas poder ser superior. O inventário dos Bens Culturais na Diocese ainda não está concluído. Noutro prisma, a referência ao Santo está presente na Diocese, quer no nome de localidades quer nos patronos de Irmandades. Neste caso, há nas paróquias de Arcozelo das Maias, Pindo, Póvoa de Cervães, São João de Areias, São João da Fresta, São Salvador e Souto de Lafões Irmandades que têm São João Batista como patrono.
Amanhã, celebra-se a Solenidade do Nascimento de São João Baptista. Muitas são as paróquias que, tendo-o como Padroeiro, assinalam este dia com celebrações de grande impacto litúrgico, a que juntam vistosas procissões, animadas por bandas musicais.
A nível de festas populares, muitas são as que se organizam em Comissões de Festas, realizando arraiais em honra de S. João, que começam já esta noite, prolongando-se até Domingo. Em alguns locais há ainda as fogueiras de S. João, onde se queima rosmaninho, fogueiras que são saltadas pelos populares, para “beneficiarem” do fumo que produzem.
Em Viseu, tem grande colorido popular esfusiante o cortejo das Cavalhadas, que parte de Vildemoinhos e vem até ao centro da cidade, mobilizando muitos visitantes e mantendo viva uma centenária tradição.

G.I./J.B.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: