Incêndio de Pedrógão Grande: Cáritas Diocesana abre conta solidária e lança campanhas de angariação de bens. A tragédia vai demorar a sair da memória dos portugueses.

Porquê? É a pergunta que todos os portugueses fazem acerca do incêndio que devastou Pedrógão Grande, em Leiria, provocando 64 mortos e cerca de 200 feridos. Uma situação nunca antes registada em Portugal.
A tragédia que vai demorar a sair das nossas vidas deixa muitas perguntas sem resposta, mas a resposta do povo português e das instituições sociais foi imediata. Corporações de bombeiros, autarquias, associações, Cruz Vermelha Portuguesa e as diversas Cáritas Diocesanas juntaram-se numa campanha concertada para que os primeiros recursos chegassem a uma população que ficou sem nada.
A Cáritas Diocesana de Viseu foi a primeira do país a chegar ao local, através da coordenação da Cáritas de Coimbra, com uma tranche de material de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. “Partiu na manhã de segunda-feira, 19 de junho, uma carrinha da Cáritas Diocesana. Na bagagem seguiram roupas e calçado para crianças e jovens, alguns brinquedos, roupa de bebe, roupa de cama e atoalhados”, descreveu o presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, Monteiro Marques.
“Estamos em contacto permanente com a Cáritas de Coimbra no sentido de disponibilizar toda a nossa ajuda se assim o entenderem”, acrescentou Monteiro Marques, avançando que “ainda esta semana seguirá com uma segunda tranche de material de apoio” para o local.
Tal como aconteceu em várias dioceses e comunidades cristãs do país, na terça-feira, a Cáritas Diocesana de Viseu abriu uma conta solidária para recolha de fundos. A organização católica disponibilizou de imediato uma verba de apoio de 10 mil euros para as necessidades emergentes da população no local e mantém a conta bancária – PT50 0007 0000 0012 6222 6092 3 – onde as pessoas podem depositar os seus donativos.
O responsável acompanhou os voluntários neste trajeto e relata que encontrou um cenário “desolador, difícil de descrever”, com sobreviventes dominados por “uma tremenda dor em que qualquer habitante perdeu um familiar ou um amigo, os seus bens, a sua casa…”.
Monteiro Maques destaca, no entanto, a força de cada uma daquelas pessoas pela “vontade que têm de recomeçar”: “Ninguém desiste, é impressionante”.

Campanhas de angariação de bens permanecem

A Cáritas Diocesana está, entretanto, com uma campanha em curso para angariação de bens. A campanha arrancou na passada segunda-feira. Os bens doados em Viseu ficarão disponíveis para quando foram solicitados por parte da Cáritas de Coimbra, mas a Cáritas de Viseu tem outra preocupação: “estamos também com esta campanha a pensar no que possa acontecer este verão em Viseu, esperemos que os incêndios na região não tomem estas proporções, mas admitimos que venham a acontecer situações preocupantes”.

G.I./J.B.