Formação de cantores é um dos objetivos da ação
Acontece em Viseu, entre os próximos dias 27 de agosto, este domingo, e 3 de setembro, a 66.ª Semana do Canto Gregoriano, promovido pelo Centro Ward de Lisboa – Júlia D’ Almendra. A iniciativa conta com o apoio da Diocese de Viseu, do Seminário Maior de Viseu, da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, do Centro Sócio-Pastoral Diocesano, do Conservatório Regional de Música e da Câmara Municipal.
O concerto de abertura deste evento musical, cultural e litúrgico estará a cargo do grupo Ensemble Alpha e acontecerá na Igreja do Seminário de Nossa Senhora da Esperança (Seminário Maior) de Viseu, na noite de 27 de agosto, às 21h30, já depois da sessão de abertura que ali mesmo acontecerá nessa tarde (17h30). Duas noites depois, 29 (terça-feira), também às 21h30, será a vez de Sérgio Silva apresentar-se para um concerto de órgão na Igreja da Misericórdia de Viseu. Já no sábado, 2 de setembro, às 17h, acontecerá o concerto promovido pelos alunos na Igreja da Misericórdia de Viseu. Este será um momento para os formandos poderem apresentar, diante de uma plateia, as capacidades musicais e o conhecimento do canto gregoriano que aprenderam durante a semana. A eucaristia solene, na Sé de Viseu, no domingo, 3 de setembro, às 11h (celebrada pelo Cónego Manuel Moreira Matos) encerrará a 66.ª Semana do Canto Gregoriano, em Viseu.
Os formandos terão as suas aulas, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, nas instalações do Seminário Maior de Viseu e sob a orientação de vários docentes especializados. O 1.º ano de Canto Gregoriano será dirigido por Alberto Medina de Seiça; o 2.º ano contará com João Luís Ferreira, e o 3.º ano com Idalete Giga. As aulas de Iniciação Musical serão conduzidas por Alexandra Carvalho, as de Técnica Vocal por Vianey da Cruz e as de Direção Polifónica por Paulo Brandão.
Todos os formandos terão, de manhã, aulas de preparação vocal e oficinas de canto gregoriano, para além das sessões específicas dos cursos. À tarde acontecerão os ensaios de conjunto. Nas manhãs de segunda e terça feiras, 28 e 29 de agosto, às 11h, as aulas específicas de cada curso serão substituídas, respetivamente, pela conferência ‘A Mãe de Deus na Música da Igreja Ortodoxa’, proferida por Ivan Moody, e pela sessão de Latim Litúrgico, por José Maria Pedrosa Cardoso.
Recordar Júlia D’ Almendra (Foto: Júlia D’ Almendra)
As Semanas Gregorianas promovidas pelo Centro Ward de Lisboa constituem uma homenagem a Júlia D’ Almendra, e uma continuidade do seu trabalho em prol do desenvolvimento musical desde a idade escolar. Musicóloga, pedagoga e violinista, Júlia D’Almendra nasceu em Samões, Vila Flor, em 3 de outubro de 1904 e morreu em Lisboa, em 22 de setembro de 1992. Depois de realizar a sua formação superior em Paris, França, Júlia D’ Almendra regressou a Portugal, em 1950, e iniciou uma ação de sensibilização, defesa e promoção do ensino do canto gregoriano. As ‘Jornadas Gregorianas Regionais’, criadas em todas as capitais de distrito, e as ‘Semanas Gregorianas de Fátima’ constituíram os primeiros passos firmes desse caminho, que realizou e que lhe granjeou o reconhecimento da grande impulsionadora do Canto Gregoriano em Portugal. Nesse sentido, as semanas contribuíram para a formação musical dos alunos e é algo que se repetirá nesta 66.ª Semana do Canto Gregoriano em Viseu.
G.I./J.B.:PBA