Decisão surge na sequência da «onda de tensão racial que invadiu o país nos últimos meses»

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América anunciou a criação de um comité especial para o racismo, dentro da sociedade norte-americana e da Igreja Católica no país.

De acordo com a Rádio Vaticano, “esta decisão surge na sequência da onda de tensão racial que invadiu os EUA nos últimos meses, e que teve como expressão máxima uma marcha de defensores da supremacia branca, que resultou em violência e morte, na região de Charlottesville, no Estado da Virgínia”.

Na altura, a Igreja Católica naquela nação condenou “os atos abjetos de ódio” que marcaram aquela marcha, que representou “um ataque à unidade do país”.

“O racismo, a supremacia branca, o neonazismo e outros males semelhantes ergueram a sua voz em atos de uma violência deplorável. E queremos erguer a nossa voz contra eles”, frisou o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América, o cardeal Daniel DiNardo.

O novo comité criado pela Igreja Católica nos EUA contra o racismo vai ser liderado pelo bispo de Youngstown, Ohio, D. George Murry.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryIgreja