D. Ilídio reuniu ontem os Vigários episcopais e Arciprestes, bem como os Responsáveis do Seminário, numa reunião de trabalho de avaliação dos primeiros meses do Plano Pastoral Diocesano.
As Jornadas de Formação para o Clero irão realizar-se de 8 a 10 de Fevereiro p.f. e serão abertas à participação aos animadores dos Centros de Preparação para o Matrimónio, aos animadores das Equipas de Nossa Senhora e ao Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, buscando sintonia de todos na concretização do Plano Pastoral, cujo tema central é “Família, berço de Deus para a Humanidade”.
A reunião de ontem serviu também para avaliar o Encontro Nacional de Leigos, que se realizou, este ano, em Viseu, no passado dia 18 de Novembro. A avaliação foi genericamente positiva, considerando que este acontecimento nacional está suportado por uma equipa organizativa muito competente, que contou também com um numeroso grupo de leigos da nossa diocese, no serviço de apoio logístico local. Estes leigos que prestaram apoio estão maioritariamente integrados em Movimentos diocesanos. Quanto à temática abordada, tanto no Fórum geral, como nos encontros temáticos realizados nos diferentes Auditórios da cidade, foram considerados de muita qualidade, graças à competência científica e de comunicação dos palestrantes. A participação de leigos oriundos das diferentes paróquias da diocese também foi considerada boa.
A situação actual dos Seminários diocesanos também foi tema da reunião de trabalho, tal como a situação dos sacerdotes mais idosos, “em paragem”, que já não têm responsabilidades pastorais e se encontram acolhidos no Centro Sócio-Pastoral Diocesano, ou mesmo em suas casas. A preocupação do Bispo é que esses sacerdotes encontrem amparo e proximidade “na doença, velhice, ou pobreza”, garantindo que “os institutos que servem os sacerdotes possam organizar-se melhor e potenciar mais” o seu serviço.
A agenda dos trabalhos previu também a atenção dos participantes às consequências dos incêndios e a necessidade de facilitar uma boa e eficaz resposta às necessidades concretas e urgentes das vítimas, em colaboração com todos os organismos ou entidades envolvidas no socorro.
No final dos trabalhos, realizou-se o almoço-convívio, com partilha de bolo de aniversário, canto de “parabéns a você” e oferta de lembranças. Participaram neste almoço, além de familiares de D. Ilídio, também os colaboradores que trabalham na Casa Episcopal, tanto da Cúria Diocesana e Secretaria Episcopal, como do Jornal da Beira e do Departamento dos Bens Culturais da Diocese.
Dos presentes que recebeu, D. Ilídio apreciou especialmente um álbum de recordações do seu percurso de vida.
G.I.

CategoryBispo, Diocese, Pastoral, Viseu