No passado dia 2 de fevereiro, na Sé de Viseu, a Irmã Teresa Lázaro Ernesto, do Instituto Jesus Maria José fez a renovação dos votos, no contexto da celebração do Dia do Consagrado. A celebração foi presidida por D. Ilídio Leandro.
A Irmã Teresa Lázaro Ernesto, religiosa do Instituto Maria José de Viseu, integrada na Comunidade do Lar/Escola de Santo António, formulou a Renovação dos Votos durante a celebração evocativa do Dia do Consagrado. Ao lado da Madre provincial, a Irmã Maria de Lurdes, a Irmã Teresa professou:
“Sentindo em mim o apelo profundo do Teu Espírito, que me impele a seguir, mais de perto, a Cristo Evangelizador, no Instituto Jesus Maria José, quero, hoje, responder, com docilidade e amor, consagrando-me a Ti, pelos votos religiosos que renovo neste momento. Eu, Irmã Teresa Lázaro Ernesto, livremente em Vossas mãos, Reverendíssima Madre Provincial Irmã Maria de Lurdes Lopes Filipe, na presença da Comunidade e da Igreja aqui reunidas, renovo a Deus os votos de castidade, pobreza e obediência por um ano, no Instituto Jesus Maria José, em conformidade com as suas Constituições que observarei fielmente”.
Teresa Lázaro Ernesto, de 30 anos, natural de Moçambique, está em Viseu há dois anos. Atualmente apoia a comunidade do Lar/Escola de Santo António, uma instituição destinada a acolher crianças e jovens rapazes em situação de perigo. Já em missão em Moçambique veio para Viseu em 2016 para frequentar a licenciatura em Edução Básica na Escola Superior de Educação do IPV, encontrando-se a frequentar o segundo ano do curso. O objetivo é regressar à missão em Moçambique, depois de concluída a formação académica e apoiar a escola local.
“A todos vós aqui presentes, tomo como testemunhas da minha consagração e peço que me encomendeis a Deus e à Sagrada Família de Nazaré, para que eu seja fiel até ao fim”, concluiu na sua mensagem de renovação de votos que cumpriu pela sétima vez.

G.I./J.B.