Testemunho, na primeira pessoa. É a irmã Maria Belém Pereira Gonçalo que fala do seu percurso de consagrada:

Nasci numa família onde o amor, os valores humanos e cristãos, o respeito pelos sacerdotes, a prática dominical da Eucaristia faziam parte do seu programa habitual. Tive uma infância feliz e desde cedo aprendi as lidas de casa, trabalhava o linho, cozia o pão, participava nos cantares da aldeia, entre outras.
A Igreja Paroquial ficava a quatro quilómetros da minha aldeia e nem por isso faltava aos deveres religiosos. Ajudei durante vários anos a enfeitar a Igreja pelo que tinha de sair mais cedo, para que tudo ficasse pronto na hora da Eucaristia e das devoções. Fui catequista alguns anos. Sou do tempo em que ainda fazíamos a catequese na soleira da porta ao fim da tarde. Recordo o empenho que tinha para que os meus catequizando aprendessem o catecismo e as fórmulas de cor, antes da comunhão. Sempre tive inclinação para as “coisas” de Deus. Lia assiduamente a “Audácia” que meu avô assinava e continha testemunhos de feliz entrega ao serviço dos outros.
Foi num retiro, nas Cooperadoras da Família, que ressoou mais profundo o chamamento à Vida Consagrada! Fui acalentando o desejo de me entregar inteiramente a Deus no serviço ao próximo. Entretanto, dialoguei com uma Irmã do Instituto Jesus Maria José e com o meu pároco, Padre João Rodrigues dos Santos, que se prontificou a levar-me a Ovar – Casa do Noviciado do Instituto Jesus Maria José. O meu pai acompanhou-me nesta viagem e todo o caminho cantamos. Antes de regressar disse: “Filha ficas tão longe!…”
A primeira carta que escrevi à família foi para comunicar a minha convicção de que tinha escolhido o caminho certo e por isso estava bem e feliz. Mais tarde soube pelas minhas irmãs, que esta carta, fez parte do quotidiano do meu pai e foi gasta de tanto uso.
A minha opção por Jesus Cristo, na Vida Religiosa, não aconteceu apenas no momento da decisão mas foi e é diariamente uma descoberta que vou fazendo através da escuta da Palavra de Deus e tendo como Centro da minha vida a Eucaristia. Vivo o chamamento com entusiasmo, realizando com fé e consciência o projeto de Jesus Cristo, que é proposta de vida e convite para caminhar sempre.
Para esta vivência muito me ajudou a formação catequética, teológica, bíblica a par de formação profissional onde pude estar ao serviço da Pastoral e da educação, nesta missão tive e tenho a oportunidade de estar ao lado de crianças carentes e desprovidas de família.
Como Irmã do Instituto Jesus Maria José vivo a graça de seguir os ideais da Beata Rita e a espiritualidade da Família de Nazaré, partilhando com alegria o meu ideal, a fé e o pão da amizade na vida fraterna, na oração e na dedicação aos outros.
Concluo reforçando a felicidade que sinto por ter ofertado a minha Vida a Deus no serviço dos irmãos e deixo um desafio fazendo minhas as palavras do Papa Francisco “Jovens não tenhais medo de escutar o Espírito que vos sugere escolha ousadas”.

G.I./J.B.:Irmã Maria Belém Pereira Gonçalo