Província Eclesiástica de Braga; Formação Permanente Extraordinária; Missão País no Sátão; Encontro de Famílias.
Na terça-feira, dia 6 de Fevereiro, reuniram os Bispos da Província Eclesiástica de Braga, na Casa Episcopal de Vila Real, com o acolhimento de D. Amândio Tomás. O encontro foi orientado pelo Arcebispo Primaz – D. Jorge Ortiga. Para além de outros assuntos trazidos à partilha, cada bispo apresentou a posição da sua diocese perante alguns temas atuais – um deles, a recepção e ação concreta, a partir da Exortação Apostólica «Amoris Laetitia».
Como o previsto, realizou-se a Formação Permanente e Extraordinária, nos dias 8, 9 e 10 de Fevereiro, sobre a Exortação Apostólica «Amoris Laetitia». Foi formador o Professor Jubilado em Teologia Moral, da Universidade Pontifícia de Salamanca – Pe. José Roman-Flecha Andrés. Nos dias 8 e 9, estiveram algumas dezenas de Sacerdotes. O dia 10, ainda que alguns sacerdotes também tenham participado, foi, sobretudo, para Diáconos Permanentes e Leigos. Na tarde do dia 8, houve a apresentação dos Movimentos familiares que estão ativos na Diocese: CPM, Ela e Ele, Encontro Matrimonial, Equipas de Nossa Senhora e MLC.
No fim da tarde do dia 9 de Fevereiro, D. Ilídio foi à paróquia de Sátão, onde estava a decorrer uma semana muito especial, com a presença de 50 jovens universitários de Coimbra, da Missão País. Acompanhava estes jovens um sacerdote Jesuíta – Pe. Bruno, natural da diocese da Guarda e a trabalhar em Braga. D. Ilídio, depois de rezar o Terço, presidido e animado por estes jovens, presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial de Sátão e dirigiu-se para a Casa Paroquial onde, no átrio – e numa noite muito fria – todos conviveram, num jantar partilhado, que encerrava esta experiência missionária da Missão País. D. Ilídio deu os parabéns ao Pároco – Pe. José Cardoso – e ao Pe. João Martins – Vigário Paroquial – por esta bela e rica experiência que, certamente, deixará belos testemunhos, a renovar, de acordo com a prática, nos próximos 2 anos.
Num restaurante, em Treixedo, aconteceu um grande Encontro de Famílias, da Unidade Pastoral de Santa Comba Dão, no início da noite de sábado, 10 de Fevereiro. Estiveram presentes cerca de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e casais. Nestas pessoas, estavam os Párocos – Pe. Carlos Casal, Pe. Virgílio e Pe. Pedro Leitão – 2 casais do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e D. Ilídio Leandro. O jantar decorreu, com animação e muita alegria familiar, seguindo-se palavras do Pe. Casal, de uma Representante das Famílias e dos 2 casais do Secretariado Diocesano. D. Ilídio felicitou este Acontecimento pastoral, no Ano Pastoral da Família e sintetizou alguns pontos importantes que tinham sido refletidos na Formação Permanente Extraordinária, apontando alguns aspetos a concretizar na Diocese. Houve, ainda, alguns momentos musicais e de encenação, com a participação de grupos da Unidade Pastoral. D. Ilídio considerou a iniciativa uma atividade muito importante para a sensibilização do tema do Plano Pastoral Diocesano.

G.I.