Dia de S. Teotónio: Catedral e Hospital; Retiro da Conferência Episcopal; Bênção e inauguração em Nelas; Conselho Pastoral Diocesano; Consagração de Altar e Bênção de Ambão.
Este ano, o dia do nosso Padroeiro coincidiu com o Domingo, o 1º da Quaresma. Foi celebrado na Catedral, com a maior solenidade e celebrou-se também no Hospital Central, com a Capela repleta de fiéis, e com transmissão, por circuito interno de televisão, para todas as enfermarias da Instituição. S. Teotónio, Prior em Viseu por volta de 1112 e falecido em Coimbra, em 1162 “é um Padroeiro que nos conhece”, lembra D. Ilídio, que presidiu às celebrações, “e que intercede por nós, junto do Pai. Também nós pedimos a sua intercessão para toda a Sua e nossa Diocese de Viseu e para todas as pessoas que sofrem e esperam a salvação integral”.

De segunda a sexta-feira, na 1ª semana da Quaresma, os Bispos estiveram em Fátima, em retiro espiritual, orientado pelo Pe. Adelino Ascenso, Missionário da Boa Nova que, durante 20 anos, foi missionário no Japão. D. Ilídio Leandro também participou neste retiro.

Convidado pelo Dr. Michael, Diretor do Empreendimento Chão do Grou – Residências Seniores, D. Ilídio esteve em Nelas, na tarde do dia 23 de Fevereiro, abençoando estas construções. Presidiu à inauguração o Ministro do Trabalho e do Emprego e da Solidariedade Social. O Empreendimento deve-se aos Administradores Ana Paula Machado e José Pais Machado, Emigrantes na Namíbia.

Na manhã do dia 24 de Fevereiro, reuniram os elementos do Conselho Pastoral Diocesano, no Centro Sócio Pastoral Diocesano. Orientou e moderou a reunião o Vigário Episcopal da Pastoral – Pe. Virgílio Rodrigues. D. Ilídio presidiu à Oração e fez uma pequena reflexão, integrada no tema principal do encontro, a Exortação Apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Amor” e a forma de concretizar a sua aplicação pastoral. O Conselho Pastoral Diocesano voltará a reunir no dia 16 de Junho.

Na paróquia de Vila Longa, foi sagrado um novo Altar e benzido um novo Ambão, na Igreja Matriz, onde é Padroeira Nossa Senhora da Graça. Foi no Domingo, dia 25 de Fevereiro, no início da tarde, tendo D. Ilídio presidido à Eucaristia do 2º Domingo da Quaresma. Concelebraram o Pároco – Pe. António José Rodrigues –, o Arcipreste – Pe. José Cardoso de Almeida – e o Vigário Judicial – Pe. João Martins Marques. A Comunidade estava feliz e proporcionou um agradável convívio, no final da Eucaristia.

G.I.