A comunidade de Taizé é uma comunidade ecuménica cristã situada em Borgonha, França. A vida nesta comunidade foca a oração, a reconciliação e a reflexão cristã.
Com apenas 16 anos eu orgulho-me de dizer que já visitei este lugar e que, durante uma semana vivi de acordo com o estilo de vida característico de Taizé.
Antes de ir, eu já tinha úvido os meus colegas falarem sobre as experiências que tinham vivido ali e desde cedo que se despertou em mim o interesse de ir também, de ser eu a viver e a sentir aquilo que eles muitas vezes não conseguiam explicar.
Assim que surgiu a oportunidade de eu embarcar nesta viagem, não pensei duas vezes e atirei-me de cabeça e no dia 18 de fevereiro deste ano lá fui eu! Quando entrei no autocarro ainda não estava bem a acreditar que era desta vez que eu ia viver aquela que viria, mais tarde, a chamar “melhor semana da minha vida”.
Quando finalmente, depois de 24 horas de viagem, passo por baixo dos 5 sinos que dão início à comunidade, confesso que chorei de imediato porque estava a olhar para a comunidade com os meus próprios olhos e a sentir eu mesma a magia contagiante daquele lugar.
No início da semana tudo o que ali acontecia era novo para mim e eu questionava os mais velhos sobre essas coisas. Fui inserida num grupo de reflexão bíblica constituída por pessoas de vários pontos do país e onde eu não conhecida ninguém e tive algum receio de me relacionar com as pessoas mas esse receio desapareceu de imediato pois, as pessoas que faziam parte do meu grupo puxaram por mim e quando dei conta já está super integrada. Durante o tempo em que estava com este grupo, um irmão de Taizé lia para nós uma passagem da bíblia e nós discutíamos sore isso e tentávamos enquadrá-la à realidade de hoje em dia e posso dizer que foi muito interessante ouvir os pontos de vista as pessoas e falar dos meus também.
Durante o dia tínhamos 3 orações: uma antes do pequeno almoço, outro antes do almoço e a última era depois de jantar. Cada oração demora mais ou menos 40 minutos e este tempo passa a voar, cada oração consiste em cantarmos os cânticos característicos da comunidade, na leitura de passagens bíblicas e nos cerca de 7 minutos de silêncio total que se faz na igreja. Para mim as orações eram muto emotivas pelo ambiente que era criado.
Numa destas orações dei por mim a olhar em meu redor, a ver as 2500 pessoas que se encontravam comigo dentro daquela igreja e a pensar como era tão bom estarmos ali todos com o mesmo propósito, os jovens estavam unidos na fé e era uma coisa tão linda de se ver. E apesar de as pessoas acharem que não, esta geração de jovens tem muito para dar e tenho a certeza que vão onde Deus os levar.
Durante toda a semana eu não conseguia avaliar diariamente o que ia sentindo mas com a semana chegada ao fim tudo mudou.
No fim desta semana percebi que tinha aprendido muita coisas e que queria construir o meu futuro com base nessas aprendizagens.
Aprendi a viver em simplicidade a dar valor às pequenas coisas e momentos da vida e a esquecer as coisas materiais, que hoje em dia, dizemos serem indispensáveis à vida.
Aprendi a viver com espírito comunitários todos ajudávamos no que fosse preciso fazer na comunidade como servir refeições e limpar espaços públicos. Todos nos saudávamos mesmo que não nos conhecêssemos. E aprendi também o verdadeiro significado das palavras “Alegria” e “Amizade”.
O que mais me custou foi na última oração – oração das velas, ver todos os jovens a chora por irmos, naquela noite, abandonar Taizé e eu também chorei, também não queria vir embora mas esta semana tinha sido um incentivo para eu me tornar uma pessoa melhor e levando o espírito de Taizé comigo, ajudar outras pessoas a tornarem-se melhores também.
Sem dúvida alguma que é uma experiência para repetir e incentivar pessoas a irem também conhecer, muitas vezes diz-se que Taizé não se explica, sente-se é a mais pura verdade.

Inês Abreu

Dizem que Taizé é o lugar mais perto do céu e sem dúvida que esta experiência fez-me perceber isso. Muitas das vezes nem tudo o que dizem ser incrível começa da melhor maneira e isso aconteceu comigo.
Nem tudo começou da melhor maneira, mas isso não quer dizer que esta experiência fosse sempre assim. Então quando vives Taizé cm as pessoas certas tudo fica melhor e consegue torna o começo mau num fim bom.
Em Taizé apendi a viver com simplicidade. Para o que muitas é estranho para mim é o ideal. Comer com uma colher e beber numa taça tornou-se algo que no nosso dia-a-dia nunca pensaria fazer.
Levantar todos os dias cedo virou rotina e ir a 3 orações por dia tornou-se hábito. Ouvir os sinos e saber que já falava pouco para as orações deixava-me de coração cheio. Aprendi a viver em comunidade. Cresci quanto pessoa, Taizé ensinou-me a ser uma pessoa mais “aberta” para aqueles que me querem bem e a não ter medo de fazer novas amizades. Uma das coisas que me marcou foram as orações pois para mim antes era difícil o silêncio e nas orações tornava-se fácil.
Ao longo desta semana apercebi-me que independentemente de frequentarmos a igreja regularmente u não todos conseguimos sentir a presença de Deus e vivemos a fé. Para mim esta foi mais uma experiência para fortalecer a minha fé e encontrar-me em mim.
Estou confiante que um dia viverei mais uma experiência. E quem me dera que toda a gente pudesse viver o que eu vivi.

Joana Silva

G.I./J.B.