11ª Semana Bíblica; Arciprestado Urbano; Jardim João de Deus em Festa; Encontro de convívio; D. Nuno Manuel em Viseu.
Decorreu, entre 5 e 8 de Março, a 11ª Semana Bíblica da Diocese de Viseu, organizada e orientada pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã. O local das sessões foi o Seminário Maior e os participantes encheram o anfiteatro nos 4 dias. Foram orientadores os Padres Francisco António Ruivo, de Santarém e Frei Fabrizio, de Lisboa. O tema teve por centro a Família na Bíblia, dando-se, assim, um aprofundamento e enquadramento bíblico ao nosso Plano Pastoral diocesano.
Os sacerdotes do Arciprestado Urbano reuniram na manhã de quinta-feira, dia 8 de Março, no Centro Sócio Pastoral Diocesano. D. Ilídio Leandro esteve presente e orientou a oração inicial, fazendo, na ocasião, uma pequena reflexão. Os trabalhos foram conduzidos pelo Arcipreste – Pe. José Henrique.
O Jardim-Escola João de Deus celebrou os 75 anos de presença em Viseu com Festa. No fim da tarde de quinta-feira, dia 8 de Maro, no pavilhão Multiusos, decorreu um espectáculo musical, com a participação das crianças que frequentam aquele estabelecimento de ensino. A Festa dos 75 anos envolveu as 160 crianças, educadoras e auxiliares, pais e familiares, muitos amigos e autoridades autárquicas, num clima de grande alegria e proximidade. D. Ilídio Leandro foi convidado também e benzeu uma lápide destinada a ser colocada na sede desta Instituição, marcando este aniversário.
D. Ilídio esteve também em Canas de Santa Maria, num encontro convívio dos Diáconos Permanentes do Arciprestado de Besteiros e os seus Párocos. O encontro teve lugar no sábado, dia 10 de Março, estando também presente o Vigário Episcopal do Clero – Pe. António Jorge –, responsável pela formação dos Diáconos Permanentes da Diocese. O encontro visou o fortalecimento da amizade e do espírito de serviço eclesial.
Por convite do Pároco – Pe. Armando Esteves Domingues, Vigário-Geral da Diocese – esteve, na Igreja Paroquial do Viso, o D. Nuno Manuel, atual Bispo Auxiliar em Braga e anterior Pároco in solidum desta Comunidade, precisamente com o Pe. Armando. D. Nuno Manuel presidiu à Eucaristia dominical, no dia 11 de Março e apresentou o seu livro – Busca de Sentido da Vida e Reconciliação Cristã (Leitura teológica do Pensamento de Viktor Frankl). Foi um belo momento de encontro, de espiritualidade e de reflexão, integrado num muito belo encontro familiar e eclesial.

G.I.