Apesar do tempo invernoso, a Semana Bíblica teve todas as noites uma moldura de participantes que preenchia o Auditório do Seminário Maior, ouvindo com muito interesse os palestrantes, os Padres Francisco António Ruivo, de Santarém e Frei Fabrizio, de Lisboa.
D. Ilídio Leandro foi também presença assídua, realçando a importância desta iniciativa do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, que decorreu entre 5 e 8 de Março.
De Segunda a Quinta-feira, cada sessão seguiu o esquema da Lectio Divina, retirando da Palavra o alimento que pode dar mais vida à Família -berço de Deus para a Humanidade, dando um enquadramento bíblico à proposta do Plano Pastoral Diocesano.
A oração inicial inspirava os participantes, dispondo-os para o acolhimento da Palavra, que explicitava a abordagem da Amoris Laetitia, em passos que buscavam a conversão “da escuridão à transparência, da ilusão à oração, da tristeza à alegria, do ressentimento à gratidão, do medo ao amor, da exclusão à inclusão, da negação à amizade para com a morte”.
Porque “tudo é graça”, o “nosso passado pode ser unificado na gratidão e tornar-se fonte de energia que nos impele para o futuro”, vivendo “sempre em acção de graças”, em plena obediência a quanto Jesus nos pediu e a Igreja nos ensina”.
Porque “o que conta deveras não é o possuir, nem o domínio sobre os outros” e porque a Eucaristia de cada Domingo “oferece a imagem de uma família unida no amor, aberta a todos, atenta a quem mais precisa”.
Muitos dos participantes eram também acompanhados pelos respectivos párocos, uma atitude incentivadora à participação dos que se deslocavam de bastantes quilómetros, para participarem nesta Semana Bíblica, que, como habitualmente, registou um sucesso assinalável.
G.I.