Na homilia da Missa Crismal da manhã desta Quinta-feira, D. Ilídio realçou a importância da família, como lugar onde surgem as vocações que fazem falta à Igreja:

“…no sacerdócio, na vida religiosa e na vida missionária, é a família que precisa de fundamentar a sua vocação e a sua missão para que, das famílias, de acordo com a vontade de Deus e as necessidades do Mundo e da Igreja, as vocações surjam e floresçam, trazendo novas e fundadas esperanças para os novos tempos”.
E reforçou a ideia apelando a que a pastoral da família constitua prioridade no trabalho dos sacerdotes e diáconos:
“…peçamos ao Senhor que nos dê a inspiração, a vontade e a coragem de investir, em cheio, na pastoral familiar, preparando, com entusiasmo, alegria e muita dedicação, os matrimónios que celebramos. Porém, é imprescindível que apoiemos e ajudemos os casais e as famílias no seu crescimento e nas suas dificuldades. Que os ajudemos a preparar o batismo dos seus filhos e encontremos as melhores formas de incentivar à participação de todos – jovens, crianças, famílias e pais – na vida da Comunidade”.
Além da bênção dos óleos para a celebração do Sacramento do Crisma, da Unção dos Enfermos e dos Catecúmenos, a celebração teve também o momento da renovação do compromisso assumido pelos sacerdotes, no momento da sua ordenação.
Esta celebração de Quinta-feira Santa é “dia tão especial para a Igreja e para nós, Sacerdotes. Hoje, o Senhor Jesus nos congrega como Presbitério da Igreja de Viseu e nos chama a viver e a celebrar este momento privilegiado da nossa vocação e da nossa missão, unidos, sacramentalmente, ao Seu Sacerdócio”, recordou D. Ilídio, cumprimentando especialmente os sacerdotes que celebram este ano data jubilar da sua ordenação: Pe. Nuno Amador, a celebrar 60 anos; Pe. António Martins e Pe. Gregório Santos, a celebrarem 50 anos; Pe. Ivan Babchuc, Pe. Giovanni Sartori, Pe. José Caldeira e Pe. Virgílio, a celebrarem 25 anos de sacerdócio.
D. Ilídio dirigiu “a cada um destes irmãos sacerdotes, os parabéns, muito amigos e os melhores votos para o serviço generoso e fiel que dão a Jesus Cristo, na Igreja e no Mundo. Desejamos, a cada um deles, vida, alegria, saúde e graça para continuarem a missão recebida. Saudamos, também, com amizade, os seus familiares e as suas Comunidades e Institutos”.
Depois da Eucaristia, houve almoço festivo no Seminário, com brinde jubiloso aos sacerdotes especialmente em festa, estando também presentes os seminaristas, tando os do Seminário em Família, como os do Seminário Menor e do Seminário Maior.
D. Ilídio dirigiu-lhes também palavras de especial estima, recordando “o 1º Sínodo dos Jovens, versando a sua Fé e o seu discernimento vocacional, peço a todos que, sob a orientação do Vigário Episcopal da Pastoral dos Jovens e Reitor dos nossos Seminários, criemos uma atmosfera propícia à evangelização e pastoral da juventude, capaz de testemunhar Jesus Cristo e os Seus valores, que ajudem a acreditar na humanidade como construtora da civilização do Amor”.
A Missa comemorativa da Ceia do Senhor foi celebrada ao cair da tarde, também na Sé.

G.I.