Embora já na vizinha diocese de Lamego, a devoção a Nossa Senhora da Lapa encontra eco em muitas das gentes da nossa região, não apenas dos concelhos mais próximos de Aguiar da Beira e Sátão.
O Santuário de Nossa senhora da Lapa comemora, em 2018, 520 anos, no terceiro domingo do mês, a 16 de setembro, com o seguinte programa: 11h30 – Procissão solene do santuário para o recinto da missa campal, com a participação dos vários locais que preservam o culto de Nossa Senhora da Lapa; 12h – Celebração Eucarística e Procissão do Adeus.
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, para além de ser um local de peregrinação, com longa história, é, também por isso, um lugar com grande importância cultural e espiritual, tanto para os habitantes das terras mais próximas, como de toda a diocese e até, a nível nacional, sendo muitos os estrangeiros que por ali passam.
Grandes vultos da nossa história e das letras têm a sua vida ligada a este local, que foi centro de grande relevância no ensino.

G.I./J.B.