Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013) reavivou o interesse pela urgência de uma reflexão sobre a evangelização, e apelou a uma nova «saída» missionária (EG, 20).

Ao proclamar o mês de outubro de 2019 mês missionário Extraordinário, Francisco deseja despertar ainda mais a consciência missionária da ‘missio ad gentes’ e de retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral» (Francisco, Angelus 22.09.2018).  Assim, a Exposição Missionária decorre, também, na perspetiva do «Mês Missionário Extraordinário» (outubro 2019) proposto pelo Papa e coincide com a celebração do Ano Missionário proposto pela conferência Episcopal Portuguesa (outubro 2018 a outubro 2019) «Pelos caminhos do mundo» é o título desta exposição missionária. Procura-se despertar ainda mais a consciência missionária da ‘missio ad gentes’ e de retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral».  Três «blocos» caraterizam esta exposição: 1. Um conjunto de 12 roll-ups que aponta para o Deus que «faz caminho com as pessoas». 2. Uma série de objetos (34) que nos abre ao encontro de culturas e religiões. 3. Um jogo (jogo da glória) que convida à aventura de correr os caminhos do mundo e da missão. É um jogo para todos, mas a pensar sobretudo nas crianças, adolescentes e jovens.  É uma Exposição que apela à Memória da universalidade da Igreja e de tantos/as apóstolos que se dedicaram e dedicam à evangelização. Nos roll-ups, cada Palavra, citação, imagem, cor é um convite à contemplação e à experiência do Transcendente. Cada objeto lembra-nos a diversidade de culturas, de religiões de «civilizações» de cada povo e comunidade onde o Evangelho é semeado.  Serão também integrados alguns objetos originais dos ‘antigos territórios portugueses’, pertencentes à nossa Diocese.

 Como o tema indica é um conjunto, não de museu, mas que promova a comunhão, colaboração e envolvimento das diversas forças vivas da Igreja. Seria bom o envolvimento dos Institutos e Movimentos e Grupos eclesiais, catequese, jovens, escuteiros.

G.I./J.B.:Sedam

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: