Ao longo deste sábado e do próximo, decorre, no Centro Sócio-Pastoral a formação de mais de meia centena de novos ministros extraordinários da Comunhão.

Os inscritos foram apresentados por cinco dos seis Arciprestados e ultrapassam a meia centena de homens e mulheres disponíveis para prestarem este serviço às comunidades cristãs onde vivem a sua fé.

O ministro extraordinário da Comunhão, para além de colaborar na distribuição da Comunhão nas celebrações da Eucaristia, levam também o Pão eucarístico aos doentes e idosos impossibilitados de participar nas celebrações. Mas o seu ministério também vai além dessa tarefa; eles e elas exercem um serviço de proximidade e atenção às necessidades das pessoas e famílias, garantindo que a pastoral da caridade não fica esquecida na vida da comunidade cristã.

A formação proporcionada pelo Secretariado aborda tanto a dimensão teológica, moral, litúrgica e espiritual, como a dimensão pastoral daqueles que se sentem chamados a servir a Igreja a que pertencem.

Para além desta formação inicial, os ministros extraordinários vão sendo acompanhados também, no âmbito do arciprestado, com formação permanente. Este ano, a própria renovação das credenciais será feita a nível arciprestal, no âmbito de uma dessas acções de formação.

G.I.