Nos dias 12 e 19 de janeiro, dois sábados e durante todo o dia, no Centro Sócio Pastoral, em clima de familiaridade e fraternidade cristã, decorreu o 29º curso de ministros extraordinários da comunhão da diocese de Viseu.

Foi planeado e orientado pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica, nele participando 52 cristãos, oriundos de todas as zonas da diocese, propostos e apresentados pelos párocos.

Após a formação e designação, pelo Sr. Bispo, têm, agora, como tarefa eclesial e comunitária, acompanhar espiritualmente os idosos e doentes em suas casas, ou institucionalizados em Lares, Hospitais e Unidades de Cuidados Continuados, levando-lhes a Comunhão Eucarística e, com o sacerdote, distribuírem-na nas assembleias dominicais quando se justifique e havendo um elevado número de comungantes. Os cursos para ministros da comunhão estão estruturados em duas componentes: uma de carácter mais doutrinal, no âmbito litúrgico e espiritual, e outra de teor mais pastoral e prático, capacitando os candidatos a desempenharem com esmero e dignidade a sua missão nas diversas situações, acima referidas.

O curso terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo, D. António Luciano, que a todos incentivou a exercerem este ministério em espírito de missão. Após a homilia, com um ritual apropriado, que inclui a apresentação e uma bênção especial, foram nomeados oficialmente estes novos servidores da Eucaristia que são, igualmente, servidores daqueles a quem a distribuem como alimento de vida eterna.  Antes da despedida, foram chamados um a um para receberem o cartão de ministro extraordinário, válido por três anos e assinado pelo Sr. Bispo, que os certifica para esta nobre missão a que foram chamados. Foi uma bela celebração, participada e animada pelos novos ministros e pelos numerosos familiares que se quiseram associar.

A diocese conta, neste momento, com cerca de 800 ministros extraordinários da comunhão em exercício, praticamente em todas as paróquias.

G.I./J.B.: SDPL