Amanhã e no Domingo, a paróquia de Coração de Jesus assinala o 60º aniversário da sua existência.
Foi em 2 de fevereiro de 1959 que o Bispo de Viseu, D. José da Cruz Moreira Pinto, mandava publicar um decreto que constituía, canonicamente, as paróquias de Santa Maria, S. José e Coração de Jesus em substituição das paróquias Oriental e Ocidental que vigoraram até àquela data. Esta nova organização dava seguimento a igual deliberação do poder civil que, pelo decreto-lei n.º 42 040, de 20 de dezembro de 1958, remodelou a divisão administrativa da cidade de Viseu, criando, também, as freguesias de Santa Maria, S. José e Coração de Jesus.
Durante cerca de 23 anos a paróquia de Coração de Jesus teve a sua sede na igreja dos Terceiros, mas, em 1982, mudou-se para o novo templo onde se encontra atualmente e por ser uma obra nova mereceu, por parte da população, o epíteto de “Igreja Nova”, nome por que ainda hoje é conhecida.
As comemorações da efeméride, iniciam-se este sábado, dia 2, com uma procissão de velas às 17h45, seguindo-se a Eucaristia; às 21h00, haverá, no Auditório, um momento cultural com a apresentação da peça “O Anjo e a Sombra” pelo grupo cénico do Orfeão de Viseu.
No dia 3, domingo, às 11h00, D. António Luciano presidirá à solene Eucaristia dominical, seguindo-se um almoço festivo de confraternização nas instalações da paróquia.
G.I./J.B.