A propósito do Dia do Consagrado, que acontece a 2 de Fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, D. António Luciano lembra, em entrevista ao Jornal da Beira, que “pelo batismo, todos fomos chamados filhos de Deus e, como tal, todos fomos consagrados a Deus, assim como Jesus foi levado ao templo para cumprir o rito judaico de ser consagrado a Deus, como filho primogénito”.

Frisa também que “este dia dos consagrados é para lembrar, de modo particular, aqueles que respondem a uma vocação específica na Igreja, uma vocação de consagração, quer seja numa vida contemplativa, religiosa ativa, missionária, membros de institutos seculares ou de leigos, consagrados no mundo, ou hoje, em novas formas de consagração que nos vêm dos novos movimentos da Igreja”.

O nosso Bispo realça que os consagrados são chamados a “serem realmente, no meio do mundo, um sinal do Reino de Deus através da vivência e dos votos de pobreza, castidade e obediência. É isso que caracteriza um consagrado”.

“São esses consagrados que queremos também visualizar na nossa Diocese ao longo destes dias porque eles são uma presença muito importante na Diocese. Eles são esse sinal do Reino de Deus no meio de nós, de uma forma específica. Uma Igreja Diocesana que tem consagrados ao seu serviço é desafiada também por esses consagrados porque eles ajudam-nos a olhar para a vida da Igreja e também para o nosso amanhã com uma nova esperança. Nós somos antecipadamente aqui essa presença do reino futuro que a vida consagrada deve procurar viver com o seu estilo de vida própria”, salientou D. António Luciano.

Referindo-se à diminuição de vocações de consagração, D. António lembrou que “todos sabemos que diminuíram as vocações à vida consagrada e ao sacerdócio, mas também à vida cristã e à vida matrimonial. Por isso eu quero aproveitar este Dia dos Consagrados não só para pedir a Deus que conceda muita fidelidade a todos os consagrados que trabalham na nossa Diocese, um grande caminho de santidade e de exemplaridade para os outros, mas ao mesmo tempo ser um exemplo para termos novas vocações não só à vida consagrada mas à vida sacerdotal e diaconais, e de um modo particular a um grande desafio nesta abertura à preparação das Jornadas Mundiais da Juventude em 2022 [Lisboa], para formarmos os nossos leigos para eles, enquanto consagrados pelo batismo, tomarem consciência de que são consagrados e que têm que assumir responsabilidades para a Igreja se tornar cada vez mais, no meio do mundo, esse sinal visível e apetecível do Reino de Deus”.

Este sábado, às 15:00 horas, D. António Luciano presidirá à Eucaristia da Festa da Apresentação do Senhor, na Igreja do Convento das Irmãs Concepcionistas, no Viso, assinalando o Dia do Consagrado.

G.I./J.B.:PBA