D. António Luciano publica semanalmente uma reflexão pastoral. A desta semana convida-nos a

UM OLHAR DE ESPERANÇA

Os acontecimentos do mundo e da história e os eventos da própria Igreja, quando são vividos à luz da fé, da caridade e da justiça, marcam o ritmo da nossa existência com o dinamismo de um olhar de esperança.

1.     Neste contexto, dou graças a Deus pelas Jornadas de Formação do Clero da Diocese de Viseu que decorreram nos dias 11 e 12 de fevereiro no Seminário Maior de Viseu. Foram uma graça e uma oportunidade para os sacerdotes e diáconos, através da busca de novos conhecimentos ou cimentar os já adquiridos, podermos, numa atitude de “disponibilidade permanente” à vontade de Deus e a seguirmos o exemplo de Cristo, deixar-nos cada vez mais enamorar pelos apelos do Senhor.

As Jornadas, no contexto do caminho sinodal que a Diocese está a fazer, desenvolveram a sua reflexão a partir do tema: “Nas Urgências da Família… a Emergência da Juventude”. Foram ainda tratados assuntos relacionados com a administração dos bens da Igreja, os Centros Sociais Paroquiais e o Regulamento Geral da Proteção de Dados. As jornadas tiveram uma boa participação de sacerdotes e diáconos.

2.     No próximo dia 18 de fevereiro de 2019, às 18,30 horas, na Sé, vamos celebrar a Eucaristia solene do Padroeiro da nossa Diocese, São Teotónio, o primeiro santo português.

Somos todos convidados para esta celebração de ação de graças para agradecer a Deus a proteção que nos tem concedido e pedir para todos “a firmeza, a paciência e a mansidão” (cf. GE 112).

A nossa Diocese e cada um de nós é chamado e interpelado a imitar a vida e o exemplo de São Teotónio, trilhando caminhos de santidade, generosidade e partilha para com o próximo.

Vivamos a festa do padroeiro da nossa Diocese com espírito orante, em profunda alegria e gratidão, confiantes que Ele nos ajude a construir um mundo melhor, um mundo que contagie os nossos jovens na esperança que nos vem de Deus.

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

g.i.