Bispo da diocese solicitou bons valores aos presentes.

Perto de dois mil jovens oriundos de várias partes do país estiveram em Viseu, nos dias 26 e 27 de abril (sexta e sábado), para o 9.º encontro nacional de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do ensino secundário, numa demonstração de força do movimento e de solidariedade por uma região que foi muito fustigada pelos incêndios nos últimos dois anos. Nesse sentido, cada uma das escolas presentes no encontro (de um total de 66 agrupamentos participantes) trouxe uma árvore e ofereceu-a à autarquia local, para ajudar à reflorestação desta zona. Todos os jovens, no final do encontro regressaram a casa com um carvalho que, na tradicão bíblica, recorda a necessidade de ser hospitaleiro e de estar próximo de todos.

A abertura do evento aconteceu na noite de sexta-feira, com a presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano, e do presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

O Pavilhão Multusos foi o ‘quartel-general’ de dois dias sob o tema ‘Abeira-te’, em que os milhares de jovens discutiram assuntos atuais e de grande importância para o seu futuro enquanto seres humanos, como a inclusão, o cuidado pelo bem-comum, a solidariedade e a defesa do planeta Terra.

Na receção aos jovens, o Bispo de Viseu, que também já foi professor de Educação Moral e Religiosa Católica, alegrou-se ao ver “tantos jovens e cheios de vida e de esperança”, e solicitou-lhes que “tragam sempre a alegria dos valores que procuram e encontram nas aulas de EMRC”. D. António Luciano sustentou que “a dimensão da fé passa por aqui mas também pelos valores humanos, morais, éticos e pelos valores que hão de também proporcionar uma nova cidadania”, referiu o Prelado.

Peddy-papper contra o desperdício de papel

Mais do que apenas dialogar, os dois mil jovens tiveram oportunidade de implementar no terreno a defesa argumentativa do planeta Terra. Na manhã de sábado, o centro da cidade foi o ‘laboratório’ escolhido para a realização de um peddy papper direcionada para o desperdício de papel. Ao longo da atividade, os jovens foram sensibilizados e sensibilizaram os transeuntes para a necessidade de manter limpa não apenas a cidade em que vivem, mas o espaço que vão ocupando ao longo da vida. A recolha de papel do chão ou de outro detrito foi regular, apesar do asseio visível na cidade. Quem passou parte da manhã a ajudar a manter o planeta mais limpo terá levado boas ações e bons conselhos para implementar e transmitir, no regresso a casa.

Animação musical ao longo de dois dias

A temática do 9.º encontro nacional de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (Abeira-te) era séria, mas jovens são jovens e a irreverência é uma das suas facetas desde tempos longínquos. A animação ganhou uma outra intensidade com a muita festa e música que ecoou nas paredes do Pavilhão Multiusos. O ambiente noturno aqueceu ao som das músicas do cantor cabo-verdiano Matay, que apresentou, entre outros, os seus êxitos ‘O que tu Dás’ e ‘Dizer que não’. Também o Padre Guilherme Peixoto (Arquidiocese de Braga) esteve particularmente ativo durante a noite de sexta e ao longo de sábado, passando música, como DJ, cargo que muitos dos seus paroquianos de Póvoa de Varzim conhecem bem. Por fim, já no encerramento do encontro nacional, o Padre Víctor Silva, (Diocese de Lamego) subiu ao palco para cantar alguns dos seus sucessos dos dois álbuns que já editou: Palavras (2009) e Faces (2016).

Perfil do professor de EMRC

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé esclarece que há um perfil específico para se ser professor(a) de Educação Moral e Religião Católica (EMRC). Que principais qualidades humanas e deveres cristãos deve ter um(a) professor(a) de EMRC?

– Perfil humano: Os candidatos à docência de EMRC devem revelar um comportamento sensato, uma personalidade equilibrada e maturidade adequada à missão a desempenhar e uma capacidade de relação e de integração escolar. Devem também revelar simpatia, delicadeza, capacidade de comunicar e de criar empatia e possuir uma atitude construtiva.

– Perfil cristão: Para a docência de EMRC os candidatos devem possuir uma clara opção cristã de vida; um estado de vida consentâneo com as normas da Igreja; vivência da fé através da prática dos valores evangélicos; inserção e compromisso comunitários, isto é, participando, na sua diocese, em atividades eclesiais na família, na paróquia e/ou em movimentos apostólicos.

G.I./J.B.:PBA