Assinalando o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença e vogal da Comissão Episcopal responsável pelos media, assinalou que “as redes são importantes, mas não são um objetivo final”.

D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, assinalando o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que é celebrado hoje por toda a Igreja, convidou a passar da “comunidade digital à comunidade humana”, como propõe a Mensagem do Papa Francisco para este Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Menos digital e mais comunidade”, disse D. Américo Aguiar, na homilia da Missa a que presidiu na igreja de Nossa Senhora da Graça, em Lisboa.

“O que é verdadeiramente importante é a presença de um amigo, da família, daqueles que fazem caminho connosco”, observou.

A Igreja Católica celebrou este domingo o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), com atenções sobre a dependência das redes sociais e o cyberbullying, com o objetivo de “circunscrever o fenómeno” que afeta, sobretudo, as novas gerações.

“As estatísticas relativas aos mais jovens revelam que um em cada quatro adolescentes está envolvido em episódios de cyberbullying”, adverte Francisco, na sua mensagem para 53.º DMCS, com o tema ‘Das comunidades de redes sociais à comunidade humana’.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se no domingo antes do Pentecostes.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral