Durante a tarde de hoje, decorreu, no Seminário Maior, uma iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica, com vista a proporcionar às bandas Filarmónicas dos arciprestados Urbano, Rural e de Besteiros formação que qualifique o serviço prestado às celebrações religiosas.

Para além da apresentação e divulgação dos materiais a trabalhar (cânticos e outros elementos), a formação proporcionou conselhos e instruções práticas para os ministérios litúrgicos: preparação das leituras, forma de estar nas celebrações e durante as procissões. Foi divulgada/apresentada a Licença Diocesana que as Bandas devem possuir, para estarem credenciadas para a prestação de serviços de animação litúrgica.

Também foi apresentado o programa para o I Dia Diocesano das Bandas Filarmónicas, que se realizará a 29 de Junho, na Catedral de Viseu: Missa, Concerto e Exposição. Esta Exposição realiza-se em parceria com o Departamento Diocesano dos Bens Culturais.

O ensaio dos cânticos, em diálogo informal e espontâneo com os elementos da Direção, Maestros e executantes das Bandas, fechou os trabalhos previstos para esta iniciativa, que o Departamento Diocesano das Bandas Filarmónicas preparou, visando proporcionar às bandas Filarmónicas a formação necessária para poderem prestar um serviço de qualidade, na animação das festas religiosas, tanto na celebração litúrgica, como nas tradicionais procissões.

G.I.