Quase 12 toneladas de música e 63 sinos em cima de um camião. São alguns dos números que caracterizam o ‘Carrilhão Lvsitanvs’, o maior carrilhão itinerante do mundo, uma das atrações da edição deste ano das Festas de São Miguel Arcanjo, em Campia, concelho de Vouzela.
As festas em honra de São Miguel Campia 2019 desenrolaram-se desde quinta-feira, 26 de setembro, e prolongaram-se até domingo, dia 29, com uma programação religiosa e civil. Uma noite de fados, na quinta-feira, às 20h30, marcou o arranque dos festejos. Sábado, dia 28, a partir das 15h30, as portas da Igreja Paroquial abriram-se para apresentar os andores à freguesia seguindo-se um concerto com o ‘Carrilhão Lvsitanvs’.
“Pelas mãos da carrilhonista Ana Elias houve concertos no dia 28 (15h30 e 21h30) e no dia 29 (10h, 12h e 21h). Um dos momentos mágicos, e que arrancou muitos aplausos do público, foi o concerto em conjunto com a Sociedade Musical Vouzelense, no domingo, após a procissão, que se seguiu à Eucaristia solene. A ressonância dos sinos juntou-se ao melodioso som dos instrumentos da banda, num alinhamento específico de peças preparadas para este concerto dirigido pelo maestro Diogo Tavares integrando os músicos da banda filarmónica e a carrilhonista Ana Elias”.
O Domingo foi o grande dia da Festa de São Miguel Arcanjo com a Eucaristia solene às 10h30, seguindo-se imponente procissão, com os andores a conduzirem as imagens dos Santos padroeiros das diferentes povoações da freguesia, juntamente com a de S. Miguel Arcanjo.
Os festejos continuaram por todo o dia, com grande animação, até ao concerto final de Augusto Canário e sua banda, atraindo ao recinto da festa muitos forasteiros, que se juntaram à população local.
G.I./J.B.