De 23 a 27 de setembro, realizou-se em Fátima o Encontro Nacional de Formação para os departamentos da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional, promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa, com o tema “Acompanhar os jovens, hoje.

Uma proposta formativa a partir do Sínodo”, sendo formador o Padre Rossano Sala, secretário do Sínodo dos Bispos sobre os jovens.   Mostrou-se o caminho feito pela Igreja no Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens e quais os desafios que ele propõe, plasmados na Exortação Apostólica “Cristo Vive”.

Os documentos preparatório e final do Sínodo foram também objecto de estudo dos participantes neste Encontro, com discussão em grupo e apresentação de conclusões perante toda a assembleia, realçando o significado de “acompanhar os jovens”, que implica “dar-lhes o protagonismo”, fazendo pastoral “com os jovens e não para os jovens”. O Sínodo dos Bispos sobre os jovens, de onde surgiu a Exortação Apostólica “Cristo Vive”, não indica soluções, mas sim quem serão os protagonistas dessas soluções: os jovens. Em vez de fazer mil atividades para convencer os jovens a ser Igreja, temos que os acompanhar, escutar e deixar que eles sejam Igreja, precisando só de recordar que o são e de sentirem que têm espaço para o serem. Como diz o Papa Francisco no número 178 desta Exortação Apostólica: “[Jovens] sois o agora de Deus, que vos quer fecundos.” Jovem, contamos contigo: Que sejas o Agora de Deus, que sejas protagonista da Igreja, porque Cristo Vive em ti!

G.I./J.B.