“Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos”. (Jo,14-15)

Estas palavras de Jesus são para nós um dom, que Ele propõe a cada um de nós para ser vivido como caminho de vida nova. São um desafio de vida, com sentido e com horizonte também de serviço pastoral. Cumprir os mandamentos, o mandamento novo do amor é o essencial da vivência cristã. Façamos por isso o que Jesus nos pediu e ensinou. (…)

Um caminho de seriedade e de verdade: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Num mundo tão marcado pela violência, pela indiferença, pelo egoísmo e também pelo ódio, a oposição do amor pela falta de afetos e gestos de amor e comunhão, subitamente infetado desta grave pandemia que causou tantas vítimas mortais e pôs em estado de sítio tantas famílias, o mundo do trabalho e o tecido social, só nos resta um caminho para a reconstrução da nossa sociedade, que há de ser um mundo novo mais humano e mais fraterno, com menos pobres e doentes, menos falta de trabalho, para que ninguém fique sem pão, um mundo com mais oportunidades, onde desapareça a desigualdade social e surja como diz o nosso Papa Francisco uma nova economia global como resposta aos problemas de cada um, nesta hora atual que são de miséria, de fome, de calamidade para muitas classes sociais.

À luz da fé só o amor de Jesus nos dará a verdadeira resposta e as ferramentas para ajudar os mais necessitados a ter o essencial para viver com dignidade. Somos chamados a partilhar e a ser solidários com os mais pobres, vítimas das consequências desta pandemia imprevisível. Por isso, esta é também a hora dos cristãos e de todas as pessoas de boa vontade

com proximidade com o outro, de solidariedade e de uma prática fraterna e efetiva do mandamento novo do amor uma vida a ser vivida e a ser testemunhada. Não há maior prova de amor, do que dar a vida pelos amigos. Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. O que Eu quero é que vos ameis uns aos outros.

Estamos também a viver de 16 a 24 de maio uma semana dedicada à celebração do 5º aniversário da publicação da “Encíclica Laudato Si”, do Papa Francisco, sobre a Casa Comum e a responsabilidade que todos temos diante dos valores da ecologia e dos graves problemas, que são o não respeito pela natureza, desequilibram o mundo a nível global. Mensagem para todos sobre o respeito que devemos ter pela criação e sustentabilidade equilibrada da natureza. Responsabilidade de todos, crentes e não crentes. Preparamo-nos também para ao longo da semana refletir sobre a importância dos Meios de Comunicação Social, que vamos celebrar no próximo Domingo. (…)

Nossa Senhora está sempre connosco neste mês de maio. Entreguemos à proteção da Santíssima Virgem as famílias, os doentes, os cuidadores, as forças de segurança, os utentes dos centros sociais e lares de modo particular os da nossa paróquia os que estão internados, os nossos familiares e idosos. Que Nossa Senhora conceda a todos o dom da saúde, com o auxílio de São Teotónio, de Santa Maria Madalena e da Beata Rita Amada de Jesus.

† António Luciano,

Bispo de Viseu