Reflexão em homilia do Bispo de Viseu sobre a peregrinação do 13 de maio

Interiorizo e experimento muito a sua proteção e a dos pastorinhos ao longo de toda a minha vida de leigo, de Padre e de Bispo. Por isso há muito tempo escrevi algumas frases; hoje partilho três convosco na minha relação com Fátima:

1ª “Ninguém pode ir a Fátima, encontrar-se com a Mãe e voltar a sua casa do mesmo modo”. Temos que fazer a experiência da conversão, para viver na graça de Deus”.

2ª O que acontece este ano no contexto da peregrinação, já o vivi há muitos anos quando eu gostava de ir a Fátima e dava lugar a um sacerdote que com mais anos e a sua responsabilidade tinha que estar em Fátima. Eu dizia e escrevi o seguinte: “Quando não posso estar fisicamente em Fátima, trago espiritualmente Fátima ao meu coração”. É o que acontece a todos os peregrinos este ano, somos peregrinos do coração e trazemos Fátima ao nosso coração.

3ª “Quando vamos a Fátima deve acontecer-nos o que acontece a um carro quando vai à bomba de combustível, vai abastecer-se para poder andar”. Quando vamos a Fátima ou a outro lugar sagrado, a uma igreja ou capela, ou diante do altar que vos mandei fazer em vossa casa, para nos abastecermos espiritualmente na nossa vida. Nós vamos a Fátima para nos abastecermos na nossa vida.

Lembro a aparição de junho e recordo o que Nossa Senhora disse à Serva Lúcia de Jesus: “O meu coração Imaculado será o teu Refúgio e o caminho que te há de conduzir até Deus”.

Com São João Paulo II quero terminar: Totus Tuus Maria! Todo Teu!

Confiantes no amor maternal de Maria nós entregamos à sua proteção como fizeram os nossos queridos intercessores São Teotónio e Beata Rita Amada de Jesus. “À Vossa proteção nos acolhemos Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Ámen”!

Todos somos peregrinos no coração e na fé em comunhão espiritual com Maria pela imaginação do caminho que é espiritual e que nos conduz a Fátima.

À Bem Aventurada Virgem Maria, a Senhora e a Mãe das mãos orantes, que em Fátima se revelou aos pastorinhos, consagro e entrego ao seu Coração Imaculado, todo o povo cristão e pessoas de boa vontade, a nossa querida Diocese de Viseu, todos os que vivem neste território. Ámen!

† António Luciano,

Bispo de Viseu