A 31 de maio de 1970, vindas de Campo Maior, quatro religiosas chegavam à Diocese de Viseu, respondendo ao pedido do Bispo D. José Pedro da Silva para aqui fundarem uma comunidade das Irmãs da Ordem da Imaculada Conceição, fundada por Santa Beatriz da Silva.

A 31 de maio, numa celebração mais privada atendendo à situação geral, no Convento de Santa Beatriz no Viso, D. António Luciano associou-se a esta comemoração de uma presença que faz 50 anos na Diocese, celebrando em ação de graças a Eucaristia. E afirmou: “quero como Maria louvar o Senhor neste dia de Festa Jubilar, Bodas de Ouro da Fundação da primeira Comunidade da Ordem das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição na Diocese de Viseu”.

Recordando o carisma desta congregação, de clausura e oração, D. António Luciano precisava. “a fundadora da Congregação destas Monjas de Clausura, Santa Beatriz marcou profundamente as primeiras irmãs que vieram para o centro do país na Diocese de Viseu e inspirou-as com o dom profético.  Aqui continuam a viver o seu carisma com fidelidade à oração e à contemplação, dando origem ao aparecimento de novas vocações para a Congregação e a Igreja. Através da sua vocação, missão e testemunho temos recebido graça sobre graça”. E concluía: “as monjas rezam, pedem e suplicam a Deus graças para todos nós, imploram o dom da fortaleza ao Espírito Santo e com a proteção da Virgem Imaculada atraem do céu as graças sobrenaturais que a nossa diocese tanto necessita. Em nome da Igreja diocesana, quero agradecer a Deus o dom da vossa vocação contemplativa e imploro para cada uma o dom da contemplação, da santidade e da fidelidade na vocação. Que Deus por intermédio da vossa oração conceda às famílias, aos jovens e aos cristãos da nossa diocese um grande sentido daquilo que significa ser Igreja e também a graça de termos com abundância mais vocações de consagração”.

E terminava o Bispo de Viseu: “Os cristãos precisam de coragem e confiança para sem desanimo continuarem o caminho da Igreja. Somos homens e mulheres feitos de um barro frágil, que só com o sopro do Espírito Santo nos recria e renova. A nossa senha é a oração. Contagiarmos os outros pela esperança e pela oração cheia de confiança. A nossa vida cristã assenta na vida de Cristo, morto e Ressuscitado, que nos enviou o Espírito Santo, o Senhor que dá a vida. Por intercessão da Virgem Maria, a Imaculada Conceição, de Santa Beatriz da Silva e de todos os Santos digamos com alegria: Vinde Espírito Santo, Senhor que dá a Vida, vinde descer sobre cada uma destas monjas, sobre este Convento em celebração de Bodas de Ouro, sobre toda a Congregação, sobre esta cidade e concedei-nos muitas e santas vocações, renovai com o vosso amor a face da terra”.

Muitas das iniciativas marcadas para este ano jubilar foram suspensas devido à pandemia que se atravessa. Mas esta presença das Irmãs Concepcionistas na Diocese de Viseu não passa despercebida e continua a interpelar os cristãos.

“Celebramos hoje 50 anos de presença orante na Diocese de Viseu. É para nós um dia de grande alegria e de ação de graças. Recordamos com muito carinho as quatro Irmãs que vieram de Campo Maior e Sua Exª. Rev.ma D. José Pedro da Silva, o então Bispo de Viseu, que desejava ardentemente a presença de uma comunidade contemplativa na sua Diocese, pedindo-nos que viéssemos aqui fundar um Mosteiro. Desde então tem sido a nossa missão especial rezar pelos Sacerdotes de Viseu”. (Testemunho da Comunidade no dia do aniversário)

CategoryDiocese