D. António Luciano acabou de tornar público o decreto de nomeação da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, que publicamos:

DECRETO

Nomeação da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis

Contemplando a Deus Criador e Senhor, encontrando em Jesus, o Bom Samaritano, o modelo de cuidador e protetor dos menores e adultos vulneráveis, desejamos assegurar que sejam cuidados com dignidade e respeito os que afirmam terem sido ofendidos, bem como as suas famílias.

Por isso achamos por bem dar cumprimento às orientações da Carta Apostólica sob a forma de motu próprio “Vós sois a Luz do Mundo”, do Papa Francisco, para assegurar a proteção dos Menores e Adultos vulneráveis, vítimas de abusos sexuais ou maus tratos na Igreja.

Dando cumprimento às orientações da Santa Sé e assumidas pela Conferência Episcopal Portuguesa, decidimos criar, na Diocese de Viseu, a referida Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis para exercer esta missão com verdade, rigor e transparência.

Havemos por bem nomear a seguinte Comissão e conferir-lhe a missão de exercer o múnus que lhe é pedido, dando também conhecimento público ao Povo de Deus da Diocese da sua existência:

1. Sérgio Miguel Tavares de Pinho, Sacerdote – Canonista
  2. Patrícia Helena Duarte Bichirão Miranda das Neves Pinto Barroso, Juiz de Direito
  3. Luís Manuel Coimbra Pereira, Advogado
  4. Alzira Maria Venâncio Ferrão Silveira, Médica Pediatra
  5. Cátia Vanessa Ribeiro de Almeida, Médica Pedopsiquiatra
  6. Tatiana Louro da Bela, Psicóloga Clínica
  7. Olivério de Paiva Ribeiro, Professor da Escola Superior de Saúde
  8. Marta Sofia Marques Leitão, Técnica de Serviço Social

A presente nomeação, não havendo nada em contrário, terá a duração de 3 (três) anos.

Dado em Viseu a 13 de fevereiro de 2020

† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu