Encontramo-nos na terceira fase de desconfinamento e procuramos, com a normalidade possível, retomar as nossas atividades profissionais e/ou de lazer. Com algumas adaptações, passaram a ser permitidas a realização de celebrações comunitárias; no trabalho terminou a obrigatoriedade do teletrabalho; o comércio, restauração e outras atividades económicas começam a abrir as suas portas; na cultura reabrem-se salas de espetáculos, cinemas e auditórios; e no desporto recomeçou o campeonato de futebol, os ginásios e piscinas iniciam as suas atividades; as escolas retomam algum do seu aspeto presencial; até a época balnear se inicia…
Será que efetivamente saímos deste confinamento transformados? Mais fortes?
Será que este tempo propício à introspeção, foi bem aproveitado para refletirmos, rezarmos e tomarmos as decisões certas para vivermos a vida, com a atitude que Deus quer que vivamos, para sermos felizes?
Não sei a resposta a estas questões, o que sei é que a equipa da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu não parou de trabalhar, durante este período de confinamento e através da utilização dos meios digitais, reuniu e preparou-se, como dizia no artigo anterior, para o Restart…para o recomeço.
E esse recomeço consistiu na realização do “Rosário da Juventude”, no dia 31 de maio, com o objetivo de celebrar o encerramento do mês mariano. Esse momento celebrativo decorreu na Capela da Nossa Senhora da Esperança, em Abrunhosa e foi transmitido nas plataformas da Pastoral Juvenil de Viseu, a saber:
Facebook: https://pt-pt.facebook.com/juventudeviseu
Youtube: https://www.youtube.com/channel/Pastoral da Juventude Diocese de Viseu
Instagram: https://www.instagram.com/juventude.viseu
Ao rosário, juntou-se D. António Luciano, Bispo de Viseu, através de uma bela mensagem de desafio aos jovens… Tens curiosidade em saber qual foi o desafio que o nosso Bispo lançou?… Então espreita qualquer uma das plataformas indicadas acima, ouve, vê e atreve-te a aceitar o desafio!
Partilho contigo o início do “Rosário da Juventude”. Se sentires vontade de ouvir mais do que lá se meditou, vai por exemplo, ao Youtube, lá poderás continuar a meditação da juventude de Viseu, com Maria. “Rosário vem do latim “rosarium” que significa “de rosa”. A nossa oração é, por isso, como que feita de rosas, entregues à Mãe. No entanto, porque não entregamos apenas a oração, mas também a nós próprios, podemos considerar que somos uma destas rosas. Queremos entregar o que de belo temos e somos: a nossa juventude, a nossa fé, a nossa entrega; mas também queremos entregar nas mãos de Maria os nossos espinhos, para que a Nossa Mãe nos alivie deles. Quando rezamos colocamos no colo da Mãe todas as nossas aflições, os nossos medos, os nossos erros, os nossos defeitos. Peçamos à Mãe que purifique e renove a nossa vida, a nossa juventude, a nossa entrega. Hoje, iremos meditar em cada um dos Mistérios a vida de um jovem presente na Bíblia. Por fim, meditaremos na Jovem Mãe, Maria. A Jovem que disse sim.”
Fica atento às redes digitais da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu, pois em breve haverá mais novidades sobre as Jornadas Mundiais da Juventude – Lisboa 2023 e não só…
Fernando Chapeiro, Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu