Dia Mundial do Doente – Viseu, 11 de fevereiro de 2021

“A relação de confiança na base do cuidado dos doentes” (Papa Francisco)

O Bispo de Viseu, Dom António Luciano dos Santos Costa, vem por este meio manifestar a sua estima e presença amiga, junto dos doentes e idosos da Diocese de Viseu, quer estejam internados no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, que integra o Hospital de São Teotónio, o de Tondela, o Centro de Saúde Mental e o Hospital de Campanha, quer no Hospital da CUF-Viseu, quer no Hospital Casa de Saúde de São Mateus-Viseu,  Lares das Santas Casas da Misericórdia, Centro de Deficientes de Santo Estevão-Viseu, Centros Sociais Paroquiais, Caritas Paroquiais, Centros de Dia, Lares Particulares e a todos os que são cuidados pela família nas suas casas, uma palavra de amizade e de esperança neste Dia Mundial do doente, que neste tempo de provação e de pandemia não desanimeis.

Uma palavra de esperança pascal, confiança e de solidariedade para todos, doentes, idosos, instituições, cuidadores, familiares, visitadores, voluntários e amigos dos doentes. Quero oferecer hoje de modo especial por vós a minha oração e sacrifícios de Pastor e Bispo, amigo com proximidade e ternura para com os doentes, os infetados pelo Covid-19, os recuperados, os internados por causa de outras patologias, ou os que residem  nos lares ou em suas casas.

Quero homenagear neste dia todos os doentes, os idosos, os profissionais de saúde, os cuidadores que nos hospitais, lares, em casa, na família com as melhores práticas cuidam de vós. Contai com a minha amizade, a minha oração, a minha solidariedade salvífica, a minha empatia, o meu cuidado espiritual e compaixão por todos os que sofrem. Desejo a todos os doentes votos de rápidas melhoras e de conforto humano, sanitário, psicológico, moral e espiritual. Fazei das vossas dores e sofrimentos uma oferta agradável a Deus através da proteção de Nossa Senhora de Lourdes, Saúde dos Enfermos, de Santa Bernardete e dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

Cumprimento os Ex.mo Senhores Presidentes dos Conselho de Administração, Diretores, Profissionais de Saúde, médicos (as), enfermeiros (as), outros profissionais, Capelães, Provedores das Misericórdias, Presidentes dos Centros Sociais Paroquiais, Caritas, Lares, visitadores, voluntários e todos os que cuidam dos doentes e idosos. Conforto os familiares dos doentes e idosos e uma prece de sufrágio a Deus por aqueles que partiram para a Casa do Pai. Todos juntos, cuidemos de todos com humanismo cristão, caridade e resiliência, a exemplo da Virgem Maria, Saúde dos Enfermos, para que nos ajude a levar a todos a graça salvífica de Jesus Cristo, o Bom Samaritano.

† António Luciano dos Santos Costa,
Bispo de Viseu