Tempo favorável da conversão

A Quaresma é um tempo favorável para a salvação, à escuta da Palavra de Deus. É um convite à conversão, à penitência, ao jejum, à oração e à caridade mais intensa no seguimento de Jesus Cristo e no amor à Igreja.

Segundo informação da Agência Ecclesia, o Vaticano vai apresentar na próxima sexta-feira a Mensagem do Papa: “Eis que subimos para Jerusalém…” (Mt 20,18). Quaresma tempo para renovar a fé, a esperança e a caridade.

A Quaresma é um tempo de retiro espiritual que nos conduz ao Mistério Pascal. É um tempo de conversão, de oração, de renúncia, de partilha e de compromisso com Deus e com os irmãos. Neste mês em que celebramos o exemplo espiritual dos Pastorinhos de Fátima, lembramos a pergunta que lhes foi feita pelo Anjo e Nossa Senhora: “Quereis oferecer-vos a Deus em sacrifício”.

A Quaresma é um tempo de atenção aos mais necessitados, neste tempo de pandemia aos doentes, aos pobres, aos cuidadores no mundo da saúde e na família, cuidar sempre com proximidade, alegria, compaixão, empatia e confiança.

Quarenta dias de tempo favorável para a conversão e busca da vida nova.

União no seguimento de Cristo para ouvir a Palavra do Pai, fonte de amor.

Amor entregue como dom e graça ao serviço de Deus e dos irmãos.

Rezar ao Pai com confiança para fazer sempre a Vontade de Deus.

Esperança para alcançar a meta cristã e viver o Mistério Pascal.

Servir em tudo a Deus, os irmãos, os pobres com caridade e partilha.

Manter a lâmpada da fé acesa com o alimento da Eucaristia e da oração.

Alimentar a vida dos cristãos na esperança pascal e na vida Sacramental.

Vive a tua quaresma em penitência, oração, conversão, renúncia, partilha e entrega ao próximo.

Batizado! Alimenta-te na Esperança!

Cuida nesta Quaresma da tua fé, da tua esperança e da tua caridade e ajuda os teus irmãos a ir beber à fonte da Vida Nova que é Nosso Senhor Jesus Cristo, morto e Ressuscitado, que nos ofereceu na cruz o dom da salvação.

Uma Santa Quaresma para todos com a proteção de Nossa Senhora, São José e São Teotónio.

Viseu, 9 de fevereiro de 2021
† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu