Cada dia e cada mês deve ser sempre um tempo dedicado com fé, amor, oração e devoção na prestação do verdadeiro culto a Nossa Senhora, Mãe de Jesus.

O mês de maio é por excelência um mês privilegiado e dedicado a Nossa Senhora, através da oração diária do terço, como o povo lhe gosta de chamar, “o mês de Maria” celebrado, quer em ambiente de família em casa, quer numa igreja paroquial, quer uma capela de um lugar, quer num seminário, numa comunidade de vida consagrada, num lar, num colégio, numa instituição social, num monumento, num oratório,  num santuário dedicado a Nossa Senhora onde se enfeitam altares com flores e velas, onde os fiéis rezam o terço à Mãe de Jesus com fé e esperança pedindo-lhe pelas intenções da Igreja, pelas necessidades do nosso mundo e pelo fim da pandemia da Covid-19 como nos pede o Papa Francisco.

O Dia da Mãe, celebrado no primeiro domingo do mês de maio, é uma oportunidade para a Igreja apresentar o valor e o dom da maternidade como um serviço muito querido e amado por Deus através da vida, do sim e da disponibilidade da mulher e da mãe.

Lembramos com gratidão a vida da nossa mãe biológica ou adotiva, como um dom para cada um de nós e para a nossa família, bem da sociedade e beleza da Igreja.

Contemplamos Maria de Nazaré, a mulher e a Mãe de Jesus, modelo de santidade e exemplo de todas as virtudes e proteção de todas as mães.

Em Maria vemos sempre com carinho e amor a imagem da nossa própria mãe, por isso lhe rezamos e pedimos, que a guarde e proteja na sua missão solícita de esposa e mãe. Se ainda vivem que as estimule no múnus da maternidade e pedimos a Deus que as santifique e as recompense por tanto trabalho e generosidade.

Se já partiram, para que junto da Santíssima Trindade, com Maria e São José sejam nossas intercessoras num momento de saudade, de gratidão e de dificuldades, por isso no seu dia fazemos a sua memória com júbilo.

Neste Ano dedicado a São José e ano “Família Amoris Laetitia” rezemos o terço durante o mês de maio a Nossa Senhora por todas as famílias, por todas as mães e por todos os filhos. Como nos pede o Papa Francisco intensifiquemos a nossa oração pelo fim desta terrível pandemia, principalmente unidos às intenções do Papa e dos santuários marianos, mas também da nossa diocese, da nossa comunidade, da nossa família a verdadeira “Igreja Doméstica”. Que São José nos ajude com empenho nesta missão e nos proteja como verdadeiro Pai com o coração cheio de Deus, estimula na fé. na esperança, na fidelidade no caminho da obediência e da oração.

“Ó Mãe de Misericórdia, concedei-me a graça de conseguir a eterna sabedoria de Deus e admiti-me para tal fim no número daqueles que amais” (São Luís Monfort), Mãe do Divino Amor, Mãe da Família, Rainha do Lar, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja. “Totus Tuus!” Ámen!

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese