Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Observatório Pastoral

 

Num tempo inédito de tribulação e angústia para toda a família humana, a pandemia que apareceu de surpresa, sem avisar, marcou o tempo de forma longitudinal com implicações sérias na vida das sociedades, na (re)organização das instituições, também na vida e estruturas da Igreja, no ambiente e rotinas das famílias, provocando múltiplas (re)adaptações derivadas de estados de emergência, de confinamentos, de orientações e adaptações…

O (des)confinamento que exige responsabilidade e sentido de cidadania, surge como a “última” oportunidade de voltarmos a um tempo novo, reavivado pela esperança, apesar das memórias cruéis de desespero existencial, causadas pela dor e sofrimento do inesperado, tantas vezes insuportável ao género humano. Mas, a esperança sempre (de)marca o horizonte de um tempo novo, dum renascimento. Ele vai-se vislumbrando!

E, as famílias… são o laboratório de pesquisa onde as experiências humanas acontecem “mano a mano” com as realidades duras e circunstanciais da terrível pandemia.

O Papa Francisco diz-nos no seu livro “Vida após a Pandemia” (Paulinas Editora):

“A globalização da indiferença continuará a ameaçar e a tentar o nosso caminho… Que ela nos encontre com os necessários anticorpos da justiça, da caridade e da solidariedade. Não devemos ter medo de viver a alternativa da civilização do amor […]

Espero que neste tempo de tribulação e de luto, onde estiverdes, possais fazer a experiência de Jesus, que vem ao vosso encontro, vos saúda e vos diz: «Alegra-te» (cf Mt 28,9). E que esta saudação nos mobilize para invocarmos e amplificarmos a Boa-Nova do Reino de Deus”.

Neste sentido, aqui fica um alerta: precisam-se de protagonistas ´Amoris Causa´ (por Causa de Amor).

No dia 27 de dezembro de 2020, dia da festa litúrgica da Sagrada Família, o Papa Francisco anunciou um “ano especial” dedicado à família, a partir de 19 de março de 2021, assinalando o 5.º aniversário da exortação ‘Amoris Laetitia’ (A Alegria do Amor).

O Departamento do Laicado e Família da Diocese de Viseu, composto por um sacerdote e dois casais, tenciona assinalar e dinamizar o dia diocesano da Família, que acontecerá a 15 de maio, promovendo um momento de encontro com todos os responsáveis dos movimentos laicais e das famílias da Diocese.

Este departamento agora renomeado deseja celebrar também o ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho), instituído pelo Papa Francisco.

Esta equipa diocesana, em consonância com o Departamento Nacional da Pastoral Familiar, quer realçar a importância de tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar, que é um dos cinco objetivos que o Papa Francisco apresentou para o ‘Ano Família Amoris Laetitia’.

 

Neste contexto, é intenção desta nova equipa nomeada, associar mais casais para dinamizar e protagonizar a missão dos movimentos laicais, alargando o olhar e a ação da pastoral familiar “tornando-a transversal e intergeracional”.

 

P. Victor Portugal, CMF
Pároco de Tondela
CategoryDiocese, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: