A verdadeira devoção a Nossa Senhora consiste em imitar as suas virtudes vivendo uma vida de profunda comunhão com Deus, no seguimento do Seu Filho Jesus.

Contemplando os mistérios de Cristo, na vida de Maria, ao encerrarmos o mês de maio, celebramos a festa litúrgica da Visitação de Maria a sua prima Santa Isabel.

O evangelista São Lucas fala-nos de Maria de Nazaré, a mulher do sim, do louvor e do serviço. A Senhora da Visitação, é a Mãe de Jesus, que nos convida ao encerramento do mês de maio através da oração do terço, procurando na grandeza do seu coração materno, conduzir-nos durante o próximo mês de junho à centralidade da vida do coração manso e humilde de Jesus.

A humildade e a disponibilidade de Maria para visitar e servir as necessidades da sua prima Isabel que estava para ser mãe, tornaram-se segundo a narração do Evangelho de São Lucas um texto inspirador para a Igreja. Aqueles que servem à maneira de Maria e de Jesus o seu próximo escutam a Palavra de Deus e põem na em prática. Foi um texto muito valorizado na área da prestação dos cuidados humanos e de saúde quer junto dos doentes, dos idosos e daqueles que necessitam de proximidade e caridade.

Muitos cristãos inspirados no sim, na disponibilidade e no serviço de Maria, fizeram do acontecimento da Visitação de Maria a Santa Isabel, um paradigma novo de serviço eclesial, inspirado na oração, na meditação e na contemplação da vida da Mãe de Jesus, sempre atenta às necessidades dos irmãos de Seu Filho.

A passagem bíblica da Visitação motivou e inspirou ainda a vida de muitas mulheres e homens para o dom da fundação de novas Congregações Religiosas, Femininas e Masculinas, Sociedades de Vida Apostólica, Institutos Seculares, Obras e Movimentos de espiritualidade. Muitos cristãos de boa vontade, juntaram ainda a grandeza da sua fé, os seus esforços de apostolado e fundaram Obras Seculares para Leigos, Irmandades Marianas,  Santas Casas da Misericórdia, escolas, colégios, instituições de educação, formação, caridade,  solidariedade e obras de misericórdia.

Foram tempos de grande vivência espiritual da fé e de testemunho, em que muitos cristãos se inspiraram nas palavras, nos gestos, nas orações e no louvor de Maria para dar origem a grandes obras eclesiais. Grandes fundadores e santos abraçaram este ideal de vida  de Maria, criando na Igreja uma onda de oração, de reparação, de mística no modo a cuidar dos mais necessitados, dos pobres e dos doentes com um timbre de serviço, de dedicação assente na caridade cristã.

A prática e o cuidado das obras de misericórdia devem inspirar também hoje os cristãos no compromisso do serviço fraterno, próximo, solidário e de caridade para com todos. O Evangelho da Visitação nos inspire a todos e desafie os jovens da nossa Diocese a imitar Maria, que se levantou apressadamente e partiu com fé e alegria ao encontro de Santa Isabel para a servir com disponibilidade. Peço a Nossa Senhora da Visitação, que ajude os nossos jovens a caminhar para as JMJ em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023, com o mesmo espírito de caridade e de serviço que levou a Virgem Maria a entregar-se à vontade do Pai. Imitando a fé e a disponibilidade de Maria ajudemos os nossos jovens a responder com generosidade sim ao Senhor: “Faça-se em mim, segundo a Tua Palavra”.

Escutar fielmente a Palavra de Deus, comunicar com o Deus Altíssimo, disponibilizar o coração para servir, responder sim a Deus como Maria, eis o segredo de quem quer viver uma vida feliz e adulta na fé.

A vida de Maria toda cheia de Deus, envolvida na plenitude do Espírito Santo, tornou-se modelo de vida espiritual que desafia os jovens de hoje, para acolher um projeto radical de vida, que os convida a sair  da sua casa e da sua zona de conforto. Maria convida-nos sempre a “caminhar juntos”, fazendo a verdadeira peregrinação sinodal na Igreja, que nos leva abandonar o supérfluo da vida quotidiana, para nos concentrarmos no essencial, que é o próprio Deus a quem Maria de Nazaré entregou a sua vida.

A peregrinação na fé de Maria nasce da escuta fiel e atenta da Palavra de Deus, do seu sim generoso ao Criador, do diálogo orante, do encontro com a sua prima Isabel através do cântico de louvor do Magnificat.

Maria entregou toda a sua vida a Deus num projeto de escuta, de interioridade, de serviço, de caridade e de louvor a Deus. “Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática”. Esses são os verdadeiros discípulos missionários de Cristo.

Com Maria, a serva fiel do Senhor, a primeira discípula de Jesus Cristo, a Senhora da Visitação, reunidos no Cenáculo da Igreja Diocesana de Viseu, imploremos através de uma oração humilde e confiante, a vinda do Espírito Santo sobre nós e as nossas comunidades. Na novena do Espírito Santo, rezemos juntos: Vem, Espírito Santo, e renova a Diocese de Viseu com todos os seus projetos pastorais, os seus fiéis: pastores, consagrados (as) e leigos.

Confiemo-nos ao Coração materno de Maria e à sua proteção carinhosa, peçamos-lhe a Sua bênção de Mãe e a graça de aprendermos com Ela a caminhar sempre para o Seu Filho Jesus. Por Maria, queremos ir até Jesus. Iniciemos com alegria e esperança o mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e com muita fé, esperança e caridade, rezemos pela santificação dos sacerdotes, das famílias, das crianças  e dos jovens. Deixemo-nos tocar  e atrair  pela vida do Coração de Jesus e de Maria, pelo seu amor e pela sua santidade e misericórdia, contemplando assim, o mistério de dois corações inseparáveis.

Continuemos a rezar pela Igreja, pela paz e a cuidar da Casa Comum com todas as nossas energias: “Se vivemos a fé na nossa vida diária, o trabalho converte-se numa oportunidade para transmitir a alegria de ser cristãos”. “Todos temos de lutar para que o trabalho seja uma instância de humanização e do futuro” (Papa Francisco).

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese