O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode dar-nos o seu conhecimento, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo (Catecismo da Igreja Católica, 261).

Santíssima Trindade, eu vos adoro, eu vos amo, eu me entrego totalmente a vós, eu vos louvo no mistério do amor e da vida divina, mergulhado na luz imensa de Deus uno e trino.

Ó infinito e supremo bem, criador, redentor e santificador, eu vos adoro no mistério da Santíssima Trindade, revelação da divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A adoração é um ato de fé, o mais solene serviço de louvor, que caracteriza a relação do homem com Deus, fonte e origem do sumo Bem.

A fé é uma virtude, teologal e cristã que desafia todo o ser humano a viver a sua relação filial com Deus, numa entrega de confiança e abandono. A confiança é fundamental para realizar o exercício do discernimento, para procurar o Senhor em todos os momentos da nossa vida. Ele revelou-se ao seu povo em momentos difíceis da caminhada: opressão no Egito, êxodo, travessia no deserto, em momentos de grande provação, mesmo quando parecia ter perdido o horizonte da promessa e da esperança no caminho para a terra prometida. Conduzidos ao mistério central da revelação da fé cristã, encontremos na vida trinitária de Deus a verdade da plenitude e a unicidade do seu amor.

Entreguemos ao Pai criador, ao Filho redentor e ao Espírito Santo santificador toda a nossa vida, a nossa história, a nossa humanidade, a nossa Igreja, a nossa pobreza e a nossa esperança, para que na fonte perene do amor e da vida encontremos com gratuidade o remédio para curar todos os males e enfermidades da humanidade.

A contemplação do mistério da Santíssima Trindade suscita em nós o encontro com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. No mistério da comunhão com Deus, Ele concede às criaturas a vida sobrenatural da graça, através de relações divinas e humanas que geram vida. O amor uno e trino manifesta-se na fecundidade da essência divina, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem entre si no mistério da comunhão.

A Igreja mistério de comunhão, de relação e de vida deve encarnar o amor trinitário de Deus na fonte divina e na identidade santificadora da sua missão salvífica.

A Igreja nascida do coração aberto de Cristo no Calvário, tornou-se presente no meio do mundo no dia de Pentecostes. Ela tem a missão de anunciar ao mundo as maravilhas de Deus, reveladas no mistério da Santíssima Trindade.

A Igreja de Cristo, “que Ele adquiriu com o Seu próprio Sangue, encheu-a com o seu Espírito e dotou-a dos meios convenientes para a unidade visível e social. Aos que se voltam com fé para Cristo, autor de salvação e princípio de unidade e de paz, Deus chamou-os e constitui-os em Igreja, a fim de que ela seja para todos e cada um Sacramento visível desta unidade salutar. Destinada a estender-se a todas as regiões…” (LG 9).

A família cristã, enquanto Igreja Doméstica é chamada a ser na Igreja e no mundo, presença e ícone de Jesus, Maria e José, na contemplação da família trinitária de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Invoquemos com fé a Santíssima Trindade sempre que realizarmos o sinal da Cruz: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen”!

Como os santos pastorinhos de Fátima rezemos muitas vezes a oração do Anjo, dizendo: “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”.

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério do próprio Deus, que se revela na Palavra, nos mistérios da fé, nos sacramentos, que com a sua luz quer iluminar a nossa vida.

Como cristãos saibamos rezar em cada dia com fé, esperança, caridade, confiança e alegria, dizendo: Tudo por vós, Santíssima Trindade.

† António Luciano,
Bispo de Viseu