Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Espírito Santo

 

  1. O Pentecostes celebra a festa do Espírito Santo

Cinquenta dias depois da Páscoa, na Solenidade de Pentecostes somos convidados a voltar de novo ao Cenáculo, para celebrar com alegria a vinda do Espírito Santo. O Evangelho do domingo de Páscoa apresenta Jesus Ressuscitado a dizer aos discípulos: “A paz esteja convosco”. “Recebei o Espírito Santo”.

A saudação de Jesus insere-se no contexto do mistério da Páscoa, em que o Pai ao Ressuscitar Seu Filho lhe oferece o grande dom do seu amor, o Espírito Santo, o Senhor que dá a vida.

A presença de Jesus Ressuscitado junto dos apóstolos e da comunidade de Jerusalém, é um sinal de uma presença efetiva de vida nova, que se manifesta no amor, na paz e na alegria que nos vem do Espírito Santo.

Jesus manifestou-se aos apóstolos durante o tempo pascal, mostra-lhes o seu amor, o seu perdão, a sua alegria, aparece-lhes, fala com eles, come com eles e exorta-os a serem dóceis e fiéis ao Espírito Santo. Mostra-lhes o dom da bondade e da misericórdia do Pai.

Os discípulos atentos aos ensinamentos de Jesus, recebem o mandamento novo do amor.  “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando”. Dou-vos um mandamento novo. Eu sou o Bom Pastor, sou a videira e vós os ramos, eu vou para o Pai, mas não vos abandonarei, não vos deixarei órfãos, vou pedir ao Pai, que vos envie o Espírito Santo, o Paráclito, o Consolador, o Defensor. Jesus prometeu estar connosco todos os dias, até ao fim dos tempos. Esta é a grande maravilha da Igreja. “Ide por todo o mundo e anunciai a Boa-Nova a todas as criaturas”, porque eu estarei sempre convosco. Este é o mandato missionário, que Jesus confiou aos seus apóstolos, a todos os batizados.

 

  1. Jesus envia o Espírito Santo prometido aos apóstolos

A experiência do Cenáculo leva-nos a fixar a nossa atenção na pessoa do Espírito Santo, o Deus amor, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, a “alma da Igreja”.

O livro dos Atos dos Apóstolos (2, 1-11) dá-nos a notícia do que aconteceu no Cenáculo no dia de Pentecostes onde os apóstolos e Maria se encontravam reunidos em oração.

“Chegou o dia de Pentecostes, os apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem” (At 2, 1-11).

Viviam em Jerusalém judeus piedosos e estavam reunidos peregrinos vindos de muitos lugares para a festa e todos ficaram admirados com aquilo que viam e ouviam. Todos proclamavam na sua própria língua as maravilhas de Deus. assim deve acontecer connosco hoje. O Espírito criador, renovador e santificador desceu sobre a Igreja que acabava de nascer, para que os apóstolos fossem por todo o mundo anunciar a Boa-Nova de Jesus.

O Espírito Santo soprou sobre eles e deu-lhes a vida divina como um  novo impulso, uma brisa suave,  um consolador presente, a água viva que rega a aridez da alma.  Jesus prometeu o Espírito Santo, que o  Pai enviou como benfeitor supremo nas línguas de fogo sobre a cabeça dos Apóstolos e de Maria.

São Paulo ensina na segunda leitura (1Cor 12, 3-7): “Ninguém pode dizer “Jesus é o Senhor”, a não ser pela ação do Espírito Santo”. Grande maravilha, vamos todos inscrever-nos na Escola do Espírito Santo e rezar-lhe todos os dias, para que desça sobre nós, nos dê os seus dons, nos renove e santifique. Peçamos ao Espírito para que livre a Igreja de todo o mal, de toda a adversidade e lhe conceda os dons do Espírito Santo.

Na Igreja há diversidade de dons espirituais e de ministérios, mas o Senhor é o mesmo, há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Os dons do Espírito Santo manifestam-se em nós para o bem do Seu Corpo que é a Igreja.

Nela “fomos batizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber num único Espírito” (1Cor 12, 13). Nós somos o Corpo de Cristo, a Igreja animada pelo Espírito que nos é dado para o bem comum da humanidade.

O Espírito Santo veio para renovar a Igreja e a face da terra, Ele é o amigo da nossa alma, a esperança da nossa vida. Por isso no caminho espiritual verbos como pedir, enviar, acolher, escutar, amar, receber, discernir, partilhar e oferecer são importantes para abrir o coração à ação do Espírito Santo.

O sacramento do Crisma confirma a fé do nosso Batismo e ajuda-nos a entender a riqueza de verbos como “confirmar”, “firmar”, “reforçar”, robustecer”, “consolidar”, que devem ser conjugados   à luz do Espírito Santo, que renova e age em cada um de nós com firmeza, dando-nos a capacidade de resistência ao mal. Onde está o Espírito do Senhor há paz, diálogo, alegria, amizade, fraternidade, perdão, vida, comunhão e amor. Onde está o Espírito do mal há erro, violência, divisão, guerra, pecado, inveja, ciúme, divisão e maledicência. Lutemos para destruir tudo o que se opõe à vida animada pelo Espírito Santo.

Na tarde do domingo de Páscoa Jesus disse aos apóstolos: “A paz esteja convosco. Mostrou-lhes as mãos e o lado. Todos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor Jesus. Disse-lhes de novo a paz esteja convosco. Soprou sobre eles e disse-lhes recebei o Espírito Santo” (Jo 20, 19 23).

O Espírito Santo vem do alto de junto do Pai das misericórdias, dá-nos o seu amor e traz-nos a vida de Jesus, que enche o nosso coração de bênçãos e de graças. “Se me amardes guardareis os meus mandamentos” (Jo 14, 15). O Espírito sugere-nos o melhor caminho para discernir a vontade de Deus e convida-nos a chorar os nossos pecados, as nossas misérias, as nossas infidelidades.  No início da criação o Espírito pairava sobre as águas, dava alma a todo o ser vivo e libertava das amarras do mal e do pecado toda a natureza humana decaída. Para nos restituir a beleza sobrenatural na alma envia sobre nós os seus dons em abundância, caminha connosco, nunca nos abandona e convida-nos a produzir frutos novos de caridade.

 

  1. O Espírito Santo derrama os seus dons sobre os cristãos

O Espírito Santo vem comunicar-nos os seus dons em abundância. O dom da Sabedoria, da Inteligência, do Conselho, da Fortaleza, da Ciência, da Piedade, do Temor de Deus.

Estes dons são hoje dados de modo especial aqueles, que vão receber o sacramento do Crisma o dom do Espírito Santo.  Convido-vos a rezar: “Vinde Espírito Santo”, enchei os corações dos vossos fiéis e renovai a face da terra. Dizei: renovai a minha vida, enchei-me dos vossos dons e enchei-me de docilidade e de amor para ser testemunha de Jesus em toda a parte.

Dou graças a Deus pela vossa presença nesta manhã, pelo vosso testemunho na vida da Igreja, nas vossas paróquias, junto dos vossos párocos nas vossas comunidades, pais, catequistas e padrinhos.

Jesus convida os apóstolos a permanecer em Jerusalém, a reunir-se em oração no lugar onde Jesus celebrou a Ceia Pascal. “Recebereis o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas”. “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse” (Jo, 16, 26).

Maria unida em oração com os apóstolos mostra-nos o caminho da Igreja, o caminho sinodal que nasceu no dia de Pentecostes e que devemos percorrer na fidelidade ao Espírito Santo, para que se renove em todas as suas estruturas.

“Fomos batizados num só Espírito, para construirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber de um único Espírito” (1Cor 12,12-13). Nós recebemos o sacramento do Batismo,  que fez de nós filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo e Templos do Espírito Santo. Fizemos o encontro com Jesus na catequese, no sacramento da Reconciliação, da Eucaristia, no apostolado, nas celebrações de aprofundamento da fé. Para sermos a verdadeira Igreja de Cristo em caminho sinodal, na comunhão, na participação e na missão deixemo-nos animar verdadeiramente pelo Espírito Santo.

Peçamos ao Espírito Santo, que desça sobre vós para receberdes o sacramento do Crisma com amor, paz e alegria interior. O Espírito Santo capacita-vos para serdes jovens felizes, empenhados na vida da Igreja, discípulos missionários nas vossas paróquias, disponíveis para ajudar na renovação da Igreja e na transformação do mundo.

A presença permanente do Espírito Santo renova todas as coisas e santifica com a vida nova todos os batizados. Nós fomos batizados no Espírito Santo. Jesus disse: Recebereis o Espírito Santo e Ele vos ensinará todas as coisas e vos conduzirá à verdade total. O Espírito Santo que no início da criação  pairava sobre as águas, quer hoje transformar também o caos  da nossa miséria, da nossa indiferença, da nossa desordem moral e do nosso pecado numa vida de plenitude, de santidade e de graça. Rezemos ao Espírito Santo para que nos renove e conceda a paz ao mundo, particularmente à Ucrânia e a todos os povos que necessitam de viver a experiência da paz, o grande fruto do Espírito Santo.

 

  1. Sereis minhas testemunhas em toda a parte

Caros jovens e adultos deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo e caminhai segundo o Espírito, crescendo numa fé cada vez mais operativa. O Espírito do Senhor enche de alegria a terra inteira. Aleluia! A presença suave e alegre do Espírito Santo, esteja no vosso coração, na vossa vida de cristãos. O “Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8, 22-27). Deixemos o Espírito de Deus rezar em nós. Façamos do Espírito Santo o hóspede da nossa alma, porque Ele é o Deus amor.

Jesus é a água viva que refresca toda a aridez da Igreja e do mundo. Sacia a nossa fome e a nossa sede de infinito. “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba: do coração daquele que acredita em Mim – como diz a Escritura – correrão rios de água viva”. Referia-se ao Espírito que haviam de receber os que acreditassem n’Ele. O Espírito ainda não viera, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado”. (Jo 7, 37-39).

Confiemos a Maria, a Senhora do Espírito Santo, a Mãe do Divino Amor, que cuide de nós, da Igreja e seja a nossa força e a nossa esperança. Renovai Senhor a vida destes jovens e adultos, enchei-os do vosso amor neste novo Cenáculo em caminhada para a JMJ em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023. Maria levantou-se apressadamente e pôs-se a caminho para com alegria, generosidade e caridade servir a sua prima Isabel, ajude os jovens da nossa Diocese a empreender este caminho de renovação da Igreja.

Caros jovens, fortaleza para remar contra a corrente, tende a ousadia da sabedoria do Espírito, lutai contra o mundanismo espiritual presente na Igreja, nas famílias e no mundo. Partilhai sempre com todos o bem, o amor e a paz. Caminhai segundo a vida nova no Espírito, deixai-vos conduzir, renovar e santificar por Aquele que dá a vida. Sede alegres na esperança e testemunhas de Jesus Ressuscitado na Igreja e no mundo em que vivemos. Ámen!

 

Viseu, 5 de junho de 2022
+ António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: